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dc.creatorSiqueira, Adriano Rodrigues-
dc.date.accessioned2014-11-04T18:40:09Z-
dc.date.available2014-11-04T18:40:09Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Adriano Rodrigues. Processo de interação escola-empresa: o caso do escritório verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/955-
dc.description.abstractThis dissertation presents the approach of the importance of university-industry interactions in the academic environment, focusing on the description of the construction of building the Green Office Federal Technological University of Parana, Curitiba campus, which was made possible through partnerships with companies. Analyzes the historical basis of university-business relations in Brazil, and highlights the advantages and requirements arising from this interaction of academia with the productive sector. Discusses the reasons that sparked the interest in the companies to invest in this relationship, offering products and services for the feasibility of the construction of the Green Office. Demonstrates the importance of such a project for the university, as well as examines the foundations of creating a multidisciplinary junior company will be based at the Green Office, which will advise green. To complement the descriptive analysis of how was the process of interaction, the study found through a questionnaire sent to key business partners such as the expectations for their participation in an academic project and they expect this relationship after completion of the building. Bring the analyzes as a result of these partnerships, which demonstrate that since it has an environment conducive to mutual gains, companies appear to be supportive and add to academic projects. It highlights the desire of those in training professionals in their technologies and services still in college, seeing it as a trainer of labor. In terms of social and environmental responsibility, it was found that companies want to link your name to projects that go back to such initiatives, given that they work with products and services that have environmental appeal. The Green Office proved to be a showcase in the field of sustainability and awareness for the environment, the target of numerous articles in various media.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectIncubadoras de empresaspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEmpresas novas - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectTecnologia ambientalpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectBusiness incubatorspt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectNew business enterprises - Environmental aspectspt_BR
dc.subjectGreen technologypt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleProcesso de interação escola-empresa: o caso do escritório verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta a abordagem da importância da interação universidade empresa no ambiente acadêmico, com foco na descrição da construção da edificação do Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Curitiba, que foi viabilizado a partir de parcerias com empresas. Analisa as bases históricas das relações universidade-empresa no Brasil, e evidencia as vantagens e necessidades advindas de tal interação do meio acadêmico com o setor produtivo. Discute as motivações que despertaram nas empresas o interesse em investir nesta relação, ofertando produtos e serviços para a viabilização do projeto de construção do Escritório Verde. Demonstra a importância de tal projeto para a universidade, bem como analisa as bases de criação de uma empresa Junior multidisciplinar que terá como sede o Escritório Verde, a qual prestará consultoria verde. Complementando a análise descritiva de como se deu o processo de interação, o estudo verificou por meio de um questionário enviado às principais empresas parceiras quais as expectativas destas quanto a sua participação em um projeto acadêmico e o que elas esperam desta relação após a conclusão da edificação. Traz como resultado as análises destas parcerias, as quais demonstraram que desde que se tenha um ambiente propício com ganhos mútuos, as empresas mostram-se solidárias e agregam-se a projetos acadêmicos. Evidencia o desejo das mesmas em capacitar profissionais em suas tecnologias e serviços ainda na universidade, enxergando a mesma como formadora de mão de obra. Em termos de responsabilidade socioambiental, verificou-se que as empresas desejam vincular seu nome a projetos que remontam a tais iniciativas, tendo em vista que estes trabalham com produtos e serviços que possuem apelo ambiental. O Escritório Verde mostrou-se uma vitrine no ramo da sustentabilidade e conscientização para com o meio ambiente, sendo alvo de inúmeras reportagens em mídias diversas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande Junior, Eloy Fassi-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
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