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dc.creatorLima, Lucas Folmann
dc.date.accessioned2020-11-12T12:02:34Z-
dc.date.available2020-11-12T12:02:34Z-
dc.date.issued2018-11-26
dc.identifier.citationLIMA, Lucas Folmann. Análise semântica para indicação de currículos similares. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9248-
dc.description.abstractThe concept of similarity is quite complex and has been discussed in the context of linguistics, philosophy, computer science, among others. Each field of study provides its own definition of what it means by similarity, but what remains in each of them is the use of mathematics. The most common way to identify a person's area of interest and performance is through their curriculum. Calculating the similarity between unstructured texts, such as a curriculum, is a much more complex task than just a direct comparison between words. It is necessary to make a semantic comparison of the text. The present work aims to automate this process of analysis and identification of academics working in similar areas, through the application of explicit semantic analysis in curricula extracted from the Lattes platform in XML format.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSemântica - Análisept_BR
dc.subjectCurrículos - Comparaçãopt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectSemantics - Analysispt_BR
dc.subjectEducation - Curricula - Comparisonpt_BR
dc.subjectData miningpt_BR
dc.subjectTextspt_BR
dc.titleAnálise semântica para indicação de currículos similarespt_BR
dc.title.alternativeSemantic analysis for indication of similar resumespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO conceito de similaridade é bastante complexo e vem sendo discutido no contexto da linguística, filosofia, informática, entre outros. Cada campo de estudo provê sua própria definição do que entende por similaridade, mas o que se mantém em cada uma delas é o uso da matemática. A forma mais comum de identificar a área de interesse e atuação de uma pessoa é através de seu currículo. Calcular a similaridade entre textos não estruturados, como é o caso de um currículo, é uma tarefa bem mais complexa do que somente uma comparação direta entre palavras. É necessário realizar uma comparação semântica do texto. O presente trabalho tem como intuito automatizar este processo de análise e identificação de acadêmicos com atuação em áreas similares, através da aplicação de análise semântica explícita em currículos extraídos da plataforma Lattes em formato XML.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Vendramin, Ana Cristina Barreiras Kochem
dc.contributor.advisor-co1Fonseca, Anelise Munaretto
dc.contributor.referee1Vendramin, Ana Cristina Barreiras Kochem
dc.contributor.referee2Silva, Thiago Henrique
dc.contributor.referee3Fonseca, Anelise Munaretto
dc.contributor.referee4Dorini, Leyza Baldo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
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