Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBaldykowski, Ariane Lao
dc.creatorMiczevski Junior, Sandro Alberto
dc.creatorBrito, Saulo Alves de
dc.date.accessioned2020-11-12T12:02:14Z-
dc.date.available2020-11-12T12:02:14Z-
dc.date.issued2017-11-17
dc.identifier.citationBALDYKOWSKI, Ariane Lao; MICZEVSKI JUNIOR, Sandro Alberto; BRITO, Saulo Alves de. Mineração de dados do Untappd e Twitter: usando preferências por cervejas em tomada de decisão e no estudo de diferenças culturais. 2017. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9234-
dc.description.abstractOnline social networks, make available vast amounts of data which nowadays is easily obtained for various types of analyses. This study demonstrates the ability of location-based social networks to serve as a basis for decision-making and understanding of regional preferences. Data was collected from Untappd, a social network for beer lovers, through Twitter; this data was used in clustering processes and compared to the possible creation of a Craft Beer Street in Curitiba. It is also demonstrated the potential to explore beer preferences in the study of urban social behavior, particularly related to the automatic identification of cultural aspects, a valuable information that can enable new services.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectServiços de informaçãopt_BR
dc.subjectConsumidores - Preferênciapt_BR
dc.subjectAnálise de envoltória de dadospt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectInformation servicespt_BR
dc.subjectConsumers' preferencespt_BR
dc.subjectData envelopment analysispt_BR
dc.titleMineração de dados do Untappd e Twitter: usando preferências por cervejas em tomada de decisão e no estudo de diferenças culturaispt_BR
dc.title.alternativeUntappd and Twitter data mining: using beer preferences in decicion-making and cultural differences studiespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoRedes sociais online disponibilizam vastas quantidades de dados que agora são facilmente obtidos para vários tipos de análises. Este estudo demonstra a capacidade das redes sociais baseadas em localização de servirem como base para tomadas de decisão e entendimento de preferências regionais. Foram coletados dados do Untappd, uma rede social para apreciadores de cervejas, através do Twitter; esses dados foram utilizados em processos de clusterização e comparados com o caso da possível implantação da “Rua da Cerveja” em Curitiba. É também demonstrado o potencial para explorar as preferências de cerveja no estudo do comportamento Social Urbano, particularmente relacionado à identificação automática de aspectos culturais, uma informação valiosa que pode permitir novos serviços.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Thiago Henrique
dc.contributor.referee1Silva, Thiago Henrique
dc.contributor.referee2Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.referee3Gomes Junior, Luiz Celso
dc.contributor.referee4Dorini, Leyza Elmeri Baldo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2017_2_9.pdf17,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.