Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9218
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Wandratsch, Allan Vinicius Ribas | |
dc.creator | Jasinski, Henrique Monteiro Rogich | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T12:01:55Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T12:01:55Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | |
dc.identifier.citation | WANDRATSCH, Allan Vinicius Ribas; JASINSKI, Henrique Monteiro Rogich. Implementação do jogo da cerveja: simulador de gerenciamento de cadeias de suprimento. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9218 | - |
dc.description.abstract | The beer game was developed in the 1960s, at the Massachusetts Institute of Technology (MIT) by the Sloan’s System Dynamics Group, as part of Jay Forrester’s research about industrial dynamics, in the form of a board game. The objective is to simulate the bullwhip effect, present on the supply chains, especially the longer ones. It has been verified that there is a lack of flexible and easy to use beer game versions. For that reason, the objective of this work was to develop a new version of the beer game, which allows for multiple languages, provides certain flexibility in its configurations, is easy to use by the players and the session administrator, besides been fault tolerant. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Logística empresarial | pt_BR |
dc.subject | Administração de empresas | pt_BR |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Business logistics | pt_BR |
dc.subject | Industrial management | pt_BR |
dc.subject | Board games | pt_BR |
dc.title | Implementação do jogo da cerveja: simulador de gerenciamento de cadeias de suprimento | pt_BR |
dc.title.alternative | Beer game implementation: supply chain management simulator | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O jogo da cerveja foi desenvolvido no início da década de 1960, pelo Sloan’s System Dynamics Group do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), como parte da pesquisa de Jay Forrester sobre dinâmica industrial, na forma de um jogo de tabuleiro. O objetivo do jogo é simular o efeito chicote, presente em cadeias de suprimento, principalmente as mais longas. Foi verificado, anteriormente, que há uma falta de versões de simples uso e flexíveis do jogo da cerveja. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma nova versão do jogo da cerveja, que contemple múltiplos idiomas, apresente certa flexibilidade na sua configuração, seja de fácil uso para os jogadores e para o administrador da sessão, além de ser tolerante a falhas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Graeml, Alexandre Reis | |
dc.contributor.referee1 | Graeml, Alexandre Reis | |
dc.contributor.referee2 | Peinado, Jurandir | |
dc.contributor.referee3 | Setti, Mariangela de Oliveira Gomes | |
dc.contributor.referee4 | Dorini, Leyza Elmeri Baldo | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Bacharelado em Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COSIS_2017_2_1.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.