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dc.creatorWandratsch, Allan Vinicius Ribas
dc.creatorJasinski, Henrique Monteiro Rogich
dc.date.accessioned2020-11-12T12:01:55Z-
dc.date.available2020-11-12T12:01:55Z-
dc.date.issued2017-12-01
dc.identifier.citationWANDRATSCH, Allan Vinicius Ribas; JASINSKI, Henrique Monteiro Rogich. Implementação do jogo da cerveja: simulador de gerenciamento de cadeias de suprimento. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9218-
dc.description.abstractThe beer game was developed in the 1960s, at the Massachusetts Institute of Technology (MIT) by the Sloan’s System Dynamics Group, as part of Jay Forrester’s research about industrial dynamics, in the form of a board game. The objective is to simulate the bullwhip effect, present on the supply chains, especially the longer ones. It has been verified that there is a lack of flexible and easy to use beer game versions. For that reason, the objective of this work was to develop a new version of the beer game, which allows for multiple languages, provides certain flexibility in its configurations, is easy to use by the players and the session administrator, besides been fault tolerant.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLogística empresarialpt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectBusiness logisticspt_BR
dc.subjectIndustrial managementpt_BR
dc.subjectBoard gamespt_BR
dc.titleImplementação do jogo da cerveja: simulador de gerenciamento de cadeias de suprimentopt_BR
dc.title.alternativeBeer game implementation: supply chain management simulatorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO jogo da cerveja foi desenvolvido no início da década de 1960, pelo Sloan’s System Dynamics Group do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), como parte da pesquisa de Jay Forrester sobre dinâmica industrial, na forma de um jogo de tabuleiro. O objetivo do jogo é simular o efeito chicote, presente em cadeias de suprimento, principalmente as mais longas. Foi verificado, anteriormente, que há uma falta de versões de simples uso e flexíveis do jogo da cerveja. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma nova versão do jogo da cerveja, que contemple múltiplos idiomas, apresente certa flexibilidade na sua configuração, seja de fácil uso para os jogadores e para o administrador da sessão, além de ser tolerante a falhas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.referee1Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.referee2Peinado, Jurandir
dc.contributor.referee3Setti, Mariangela de Oliveira Gomes
dc.contributor.referee4Dorini, Leyza Elmeri Baldo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICOpt_BR
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