Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArtuso, Rodrigo
dc.date.accessioned2020-11-11T19:06:52Z-
dc.date.issued2014-03-10
dc.identifier.citationARTUSO, Rodrigo. Modelos atômicos no ensino médio: abordagem clássica ou quântica?. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9096-
dc.description.abstractIt is perceptible the difficulty of students at the high school level about the content of atomic models. As the name implies, this knowledge is based on models, theoretical forms that attempt to explain the world around us or chemical phenomena. A learning disability is in fact from the necessity of abstraction, which is often taken in the form of analogies, expressions, metaphors and generalizations. In addition it is observed that some students can not say which is the most current atomic model, which may be due to some limitations in textbooks for presenting summarized in this matter content, and own teaching in the classroom. Also it is found that the vestibular and ENEM, major selective processes to entry in college in Brazil, can generally limit the content covered by teachers, directing to a classical or quantum approach to the matter. To learn how this is being covered, a study was done a in some ENEM tests, and book reviews appearing in the National Textbook Program for Secondary Education of 2012, based on questioning and evaluation of their texts. Of the four books analyzed, only one contained approach to modern atomic model. The other books showed no approach about quantic atomic models, one that books presented the mixture of classic, semi-classic and quantic models. The ENEM tests analyzed, was not possible observed questions using atomic models, whereas they were in the Notice of the examination.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectÁtomos - Modelospt_BR
dc.subjectÁtomos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAtoms - Modelspt_BR
dc.subjectAtoms - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleModelos atômicos no ensino médio: abordagem clássica ou quântica?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoÉ perceptível a dificuldade dos alunos, no nível do ensino médio, no conteúdo de modelos atômicos. Como o próprio nome já diz, este conhecimento é baseado em modelos, formas teóricas que tentam explicar o mundo que nos rodeia ou os fenômenos químicos. A dificuldade na aprendizagem está no fato da necessidade de abstração, que muitas vezes é feita na forma de analogias, expressões, metáforas e generalizações. Observa-se, também, que alguns alunos não sabem dizer qual é o modelo atômico mais atual, que pode ser devido a algumas limitações em livros didáticos, por apresentarem conteúdos resumidos nesse assunto, e ao próprio ensino em sala de aula. Em adição, verifica-se também que o vestibular e o ENEM, principais processos seletivos da educação superior no Brasil, podem geralmente limitar os conteúdos passados pelos professores, direcionando para uma abordagem clássica ou quântica da matéria. Para saber como isto está sendo abordado, foi feito um estudo e análise em algumas provas do ENEM, além de análises de livros que constam no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio de 2012, baseando-se em questionamentos e avaliação de seus textos. Dos quatro livros analisados, apenas um continha abordagem sobre modelo atômico quântico. Os demais livros, não apresentaram nenhuma abordagem sobre modelos atômicos quânticos, entre eles um apresentou a mistura de modelos clássico, semi-clássico e quântico. Das provas do ENEM analisadas, observou-se a ausência do conteúdo modelos atômicos, apesar de constarem no Edital desse exame nacional.pt_BR
dc.description.embargo5000-
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Química e Biologiapt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COQUI_2013_2_06.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
533,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.