Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9034
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bernasconi, Paola Bianca | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T18:55:14Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T18:55:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-08 | |
dc.identifier.citation | BERNACONI, Paola Bianca. A história no ensino da matemática nos anos iniciais: perspectivas e desdobramentos. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9034 | - |
dc.description.abstract | This work, guided by the question "How can history contribute to the teaching of mathematics in the initial years?", Aimed to know what teachers / researchers have been saying about the history of mathematics in the initial years of basic education. For that, two major events of Mathematics Education, the Evento Nacional de Educação Matemática (ENEM) and the Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) were searched for the expressions of the teachers. It was possible to conclude that although many scholars defend history to teach mathematics, there are very few publications that socialize the theme in the early years. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Matemática - História | pt_BR |
dc.subject | Escolas elementares | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - History | pt_BR |
dc.subject | Elementary schools | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | A história no ensino da matemática nos anos iniciais: perspectivas e desdobramentos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho, orientado pela interrogação “Como a história pode contribuir para o ensino da matemática nos anos iniciais?”, teve por objetivo conhecer o que professores/pesquisadores vêm dizendo sobre a história da matemática nos anos iniciais da educação básica. Para tanto, foram analisados dois grandes eventos da Educação Matemática, o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) em busca das expressões dos docentes. Foi possível concluir que apesar de muitos estudiosos defenderem a história para ensinar matemática, existem pouquíssimas publicações que socializem a temática nos anos iniciais. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mocrosky, Luciane Ferreira | |
dc.contributor.referee1 | Mocrosky, Luciane Ferreira | |
dc.contributor.referee2 | Kalinke, Marco Aurélio | |
dc.contributor.referee3 | Panossian, Maria Lucia | |
dc.contributor.referee4 | Orlovski, Nelem | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COMAT_2017_2_02.pdf | 585,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.