Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBernasconi, Paola Bianca
dc.date.accessioned2020-11-11T18:55:14Z-
dc.date.available2020-11-11T18:55:14Z-
dc.date.issued2017-12-08
dc.identifier.citationBERNACONI, Paola Bianca. A história no ensino da matemática nos anos iniciais: perspectivas e desdobramentos. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9034-
dc.description.abstractThis work, guided by the question "How can history contribute to the teaching of mathematics in the initial years?", Aimed to know what teachers / researchers have been saying about the history of mathematics in the initial years of basic education. For that, two major events of Mathematics Education, the Evento Nacional de Educação Matemática (ENEM) and the Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) were searched for the expressions of the teachers. It was possible to conclude that although many scholars defend history to teach mathematics, there are very few publications that socialize the theme in the early years.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectEscolas elementarespt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Historypt_BR
dc.subjectElementary schoolspt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleA história no ensino da matemática nos anos iniciais: perspectivas e desdobramentospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, orientado pela interrogação “Como a história pode contribuir para o ensino da matemática nos anos iniciais?”, teve por objetivo conhecer o que professores/pesquisadores vêm dizendo sobre a história da matemática nos anos iniciais da educação básica. Para tanto, foram analisados dois grandes eventos da Educação Matemática, o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) em busca das expressões dos docentes. Foi possível concluir que apesar de muitos estudiosos defenderem a história para ensinar matemática, existem pouquíssimas publicações que socializem a temática nos anos iniciais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.contributor.referee1Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.contributor.referee2Kalinke, Marco Aurélio
dc.contributor.referee3Panossian, Maria Lucia
dc.contributor.referee4Orlovski, Nelem
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2017_2_02.pdf585,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.