Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBedin, Emily Regina
dc.date.accessioned2020-11-11T18:55:12Z-
dc.date.available2020-11-11T18:55:12Z-
dc.date.issued2017-06-26
dc.identifier.citationBEDIN, Emily Regina. A história da matemática nos livros didáticos do ensino médio aprovados no PNLD de 2015. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9032-
dc.description.abstractThis work has for objective to analyze the High School Textbooks of PNLD of 2015 with respect to the presence of the history of mathematics as a pedagogical resourse for teaching mathematics. Initially had made the lifting of the theoritical reference in search of potential of history of mathematics in Mathematics teaching. Later, analyzed five colections of textbooks, extracting exercises, activities, quotes, contextualizations, curiosities and didactic sequences in witch there was no presence of any element on the history of mathematics. From the literature review was possible to define the categories of analysis identifyinf the approaches of the history of mathematics as teaching strategy, information, flash and activities. The results reval that the textbooks present historical material, although most have informational character and considered that the approach of the history of mathematics as didatic strategy has more potencial for the teaching of mathematics. The results also show the importance of the role mathematics teacher in the teaching process of mathematics with use of the history of mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Historypt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleA história da matemática nos livros didáticos do ensino médio aprovados no PNLD de 2015pt_BR
dc.title.alternativeThe history of mathematics in textbooks of high school aproved PNLD 2015pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo analisar os Livros Didáticos do Ensino Médio aprovados no PNLD de 2015 com relação à presença de História da Matemática como recurso pedagógico para o ensino de Matemática. Inicialmente fez-se o levantamento do referencial teórico em busca de potencialidades daHistória da Matemática no ensino de Matemática. Posteriormente, foram analisadas as coleções de livros didáticos, extraindo os exercícios, atividades, citações, contextualizações, curiosidades e sequências didáticas em que havia presença de algum elemento relativo à História da Matemática. A partir da revisão da literatura foi possível definir as categorias de análise identificando as abordagens de História da Matemática como Estratégia Didática, Informação, Flash e Atividades. Os resultados revelam que os livros didáticos apresentam material histórico, ainda que a maior parte tenha caráter informativo e considerou-se que a abordagem da História da Matemática como Estratégia Didática tenha mais potencial para o ensino de Matemática. Os resultados mostram também a importância do papel professor de Matemática no processo de ensino de Matemática com utilização da História da Matemática.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Panossian, Maria Lucia
dc.contributor.referee1Panossian, Maria Lucia
dc.contributor.referee2Tocha, Neusa Nogas
dc.contributor.referee3Oliveira, Luciana Schreiner
dc.contributor.referee4Araújo, Angelita Minetto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2017_1_04.pdf6,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.