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dc.creatorTremba, Gabriela Bastos Cordeiro
dc.date.accessioned2020-11-11T18:38:52Z-
dc.date.available2020-11-11T18:38:52Z-
dc.date.issued2015-11-26
dc.identifier.citationTREMBA, Gabriela Bastos Cordeiro. O método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literatura. 2015. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9012-
dc.description.abstractLiterature is a fundamental right for human being, according to Candido. However, ProLeitura research demonstrates that only a half of Brazilians considered themselves as readers. Considering that school occupies a central role in readers formation, it must be a place where literature’s teaching happens in an efficient way. In this sense, it is important to emphasize that Método Recepcional is recommended by Diretrizes Curriculares as a tool to teach Literature, regardless most of public schools teachers in Curitiba and Região Metropolitana does not know this method or does not use it. Considering this context, the present study intend to verify how the Método Recepcional can be used for the teachers as an efficient method to ally Literature and Language teaching helping to form proficient readers. To achieve this aim, it was elaborated and applied a didactic sequence based on Método Recepcional in a nineth grade of a public school. This practice was analyzed and the students did an assessment to evaluate how efficient the method was. During this process, some barriers appeared such as lack of resources, difficulties to contextualize the sequence and the literary reading due the fragmented teaching that students used to have and also the available time. Nevertheless, through methodological alternatives it was possible that the students developed their reading and their comprehension about Literature, improving the readers’ formation at school, since 24 in 30 of them have achieved, at least partially, the expectations of interpret a literary text and produce a critical review.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleO método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDe acordo com Candido, a literatura é um direito fundamental do ser humano. Uma pesquisa do Instituto Pró-Leitura, no entanto, apontou que apenas metade dos brasileiros se consideram leitores. Levando em conta que a escola ocupa um papel central na formação do leitor, ela deve ser um espaço em que o ensino da literatura aconteça de forma eficaz. Para isso, há necessidade de uma base teórica e metodológica. Nesse sentido, o Método Recepcional preconizado pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Paraná como base para o ensino de literatura tem-se mostrado eficiente em vários estudos. Mesmo assim, muitos professores da rede pública de ensino de Curitiba e Região Metropolitana desconhecem ou não aplicam o método. Cabe ainda destacar a necessidade de não se trabalhar a literatura de forma isolada. Portanto, o presente trabalho pretende verificar se o Método Recepcional juntamente com a sequência didática proposta por Schnewly e Dolz pode ser utilizado como uma ferramenta eficiente para aliar o ensino de língua e literatura, de maneira a contribuir para a formação de leitores proficientes. Para isso, foi elaborada e aplicada uma sequência didática baseada no Método Recepcional para uma turma de nono ano do ensino fundamental da escola pública. Os resultados apontaram que existem diversas barreiras para que uma sequência como essa se efetive, como a falta de recursos, a superação do ensino fragmentado e a capitalização dos conhecimentos adquiridos. Por outro lado, com estratégias que contornam essas barreiras, foi possível, ao mesmo tempo aliar a leitura literária à produção escrita e oral, além de ampliar o horizonte de expectativa dos alunos-leitores.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Matsuda, Alice Atsuko
dc.contributor.referee1Matsuda, Alice Atsuko
dc.contributor.referee2Remenche, Maria de Lourdes Rossi
dc.contributor.referee3Polese, Edna da Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
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