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dc.creatorOening, Juliana Rosa Machado
dc.date.accessioned2020-11-11T18:38:42Z-
dc.date.available2020-11-11T18:38:42Z-
dc.date.issued2014-08-22
dc.identifier.citationOENING, Juliana Rosa Machado. Religiosidade na obra Equus de Peter Shaffer: a substituição da imagem do divino para o personagem Alan Strang. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9009-
dc.description.abstractThis research paper presents an analysis of Peter Shaffer's play Equus (1978) under the perspective of sacred image replacement for the character Alan Strang. With Heliodora (2013), it shows a discussion about the Greek theater and its influence on the play, analyzed and the Greek time to the issue of religion and observes elements of the scenario. The character Dysart and the presence of the chorus can collaborate for historical reference. The paper discusses the need for the sacred to humanity, with Eliade (1979) and Eliade (1999), and how it is represented in the play. Finally, it focuses on the replacement of the sacred images for the character and possible influences in this exchange. To better understand the power of images for man, Debray (1993) focuses on the role of images in societies since antiquity, contributing thus to the discussion of this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectReligiosidade na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectTeatro (Literatura)pt_BR
dc.subjectReligiousness in literaturept_BR
dc.subjectEnglish literaturept_BR
dc.subjectDramapt_BR
dc.titleReligiosidade na obra Equus de Peter Shaffer: a substituição da imagem do divino para o personagem Alan Strangpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise da peça Equus (1978) de Peter Shaffer sob o viés da substituição da imagem do sagrado para o personagem Alan Strang. Com Heliodora (2013) evidencia-se uma discussão sobre o teatro grego e sua influência na peça analisada. Relaciona o tempo grego à temática da religiosidade, bem como observa elementos do cenário, o personagem Dysart e a presença do coro que possam colaborar para a remissão histórica. Discute a necessidade do sagrado, com Eliade (1979) e, novamente, Eliade (1999), para a humanidade e como isso está representado na peça. Por fim, focaliza a substituição das imagens do sagrado para o personagem Alan e possíveis influências nessa troca. Para melhor entendimento do poder das imagens para o homem, Debray (1993) debruça-se sobre o papel das imagens nas sociedades desde a antiguidade, colaborando, assim, para a discussão do presente trabalho.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Becker, Marcia Regina
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
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