Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8999
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSetti, Tassia Raffo
dc.date.accessioned2020-11-11T18:38:08Z-
dc.date.available2020-11-11T18:38:08Z-
dc.date.issued2013-09-25
dc.identifier.citationSETTI, Tassia Raffo. As representações da morte em Miguel Sanches Neto. 2013. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8999-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the representations of death in four short stories of the book Então você ser quer escritor?, by Miguel Sanches Neto (2011). Therefore, there is a survey on the images of death in different productions of the author and on how it is presented in the work in a matter, analyzing the reactions of the characters when confronting it by the loss of a loved one. The main studies that guide this research are those from Aries (1981 and 1982), about death and human behavior before it along the history of the West, the philosophy from Schopenhauer (1960 and 2000) and psychoanalytical notions about mourning and death from Freud (1996), Kübler-Ross (1987) and Raimbault (1979). During the development of this work, it was discovered that Miguel Sanches Neto uses death as an narrative axis, portraying it as an event either close to humans or far from them. Typically, he shows it as something grotesque and, at the same time, naturalized. The focus of his short stories, however, is the sense of loss generated from the death and its psychological consequences in the characters, who face two current possibilities: the belonging and the disconnection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAtitude frente à mortept_BR
dc.subjectMorte - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectMorte na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Paranápt_BR
dc.subjectAttitude to deathpt_BR
dc.subjectDeath - Psychological aspectspt_BR
dc.subjectDeath in literaturept_BR
dc.subjectBrazilian literature - Paranápt_BR
dc.titleAs representações da morte em Miguel Sanches Netopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo a análise das representações da morte em quatro contos do livro Então você quer ser escritor?, de Miguel Sanches Neto (2011). Para tanto, realiza-se um levantamento das imagens da morte em diferentes produções do autor e então verifica-se como ela é apresentada na obra em questão, analisando as reações das personagens ao confrontá-la a partir da perda de um ente querido. Os principais estudos que norteiam este trabalho são os de Ariès (1981 e 1982), sobre a morte e o comportamento humano diante dela ao longo da história do Ocidente, a filosofia de Schopenhauer (1960 e 2000) e as concepções sobre luto e morte de Freud (1996), Kübler-Ross (1987) e Raimbault (1979), pelo viés da psicanálise. Durante o desenvolvimento da pesquisa, descobriu-se que Miguel Sanches Neto utiliza-se da morte como eixo narrativo, retratando-a como um acontecimento ora próximo do ser humano, ora distante deste. Normalmente, mostra-a como algo grotesco e, ao mesmo tempo, natural. O foco de seus contos, porém, está no sentimento de perda gerado a partir da morte e nas suas consequências para o psicológico dos personagens, os quais se deparam com duas possibilidades mais recorrentes: o reencontro e a desestruturação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Naira de Almeida
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2013_1_10.pdf662,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.