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dc.creatorLemes, Marion Souto da Rosa
dc.date.accessioned2020-11-11T18:37:17Z-
dc.date.available2020-11-11T18:37:17Z-
dc.date.issued2013-04-24
dc.identifier.citationLEMES, Marion Souto da Rosa. As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8982-
dc.description.abstractSeveral reflections of the role of women in the Western world can be raised by the representation of the female identity in literature, in political, economical and religious terms. Thereby, this research focuses on the book The Mists of Avalon, by Marion Zimmer Bradley, ascertaining how patriarchy has developed and has been consolidated in the society portrayed in the work. Moreover, the center is the character Morgaine and her confrontation with the new, since she is the main part in the clash between the pagan faith and the Christian religion in Britain, during the Medieval Period. This work emerges from the theories of Barros (2011), Koss (2000) and Quintino (2002), which provide an overview of the historical process of consolidation of patriarchy, as well as the conflict with the remnants of the matrifocal society portrayed in the novel. Furthermore, studies of Moraes (2002), Muraro (2000) and Perrot (2005) provide the background to elucidate the course of identity formation of the main character into the context of the Arthurian Era. Morgaine performs a path surrounded by periods of doubt, guilt or complete assertion of her values. However, the protagonist realizes that the cult in which she had been fighting to preserve had not been extinguished. It had been adapted by new social patterns. In other words, she could observe the figure of the Goddess transposed to the image of the Virgin Mary in Christianity. Therefore, this study culminates in a redemption process of the female nature genesis, for it brings several questions to western contemporary society, without, however, fail to report to the legend in question.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMulheres na literaturapt_BR
dc.subjectMulheres - Identidadept_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectPaganismo na literaturapt_BR
dc.subjectCristianismo e literaturapt_BR
dc.subjectWomen in literaturept_BR
dc.subjectWomen - Identitypt_BR
dc.subjectPatriarchypt_BR
dc.subjectPaganism in literaturept_BR
dc.subjectChristianity and literaturept_BR
dc.titleAs sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalonpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA representação da identidade feminina na literatura suscita várias reflexões acerca do papel da mulher ocidental no mundo contemporâneo, em termos políticos, econômicos e religiosos. Desse modo, esta pesquisa se debruça sobre a obra As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, averiguando de que maneira o patriarcado se desenvolveu e se consolidou na sociedade retratada na obra. Para isso, examinamos o confronto da personagem Morgana com essa nova realidade, uma vez que ela é a peça principal no embate estabelecido entre a fé pagã e a religião cristã na Bretanha, durante o Período Medieval. As teorias de Barros (2001), Koss (2000) e Quintino (2002), nos fornecem um panorama do processo histórico de consolidação do patriarcado, bem como do conflito dessa configuração com os resquícios da sociedade matrifocal retratados no romance. Além disso, as obras de Moraes (2002), Muraro (2000) e Perrot (2005) apresentam subsídios para elucidar o percurso da formação da identidade da personagem inserida no contexto da Era Arturiana. Morgana realiza uma trajetória envolta por períodos de dúvidas, culpas ou, no extremo oposto, de plena afirmação de suas crenças. Contudo, a protagonista percebe, enfim, que o culto pelo qual tanto lutara para preservar não havia se extinguido, mas se adaptado aos novos moldes sociais, ou seja, ela conseguiu enxergar a figura da Deusa transposta na imagem da Virgem Maria, no cristianismo. Sendo assim, este estudo culmina em um processo de resgate da gênese da natureza feminina, visto que traz questionamentos para a sociedade contemporânea, sem, no entanto, deixar de se reportar à lenda em questão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cabreira, Regina Helena Urias
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressãopt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
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