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dc.creatorLúcio, Hanne Raffaela Turek
dc.date.accessioned2020-11-11T18:36:05Z-
dc.date.available2020-11-11T18:36:05Z-
dc.date.issued2015-12-01
dc.identifier.citationLÚCIO, Hanne Raffaela Turek. O papel dos podcasts na aprendizagem do inglês como língua adicional: experiência de alunos cegos e de baixa visão em um curso de extensão. 2015. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8956-
dc.description.abstractThe emergence of the Internet and the availability of applicatives, devices and technological programs have contributed immensely to the formation (cultural, social, economic, political, linguistic and technological), emancipation and autonomy of the visually impaired people. Based on this context, this research paper, inserted in Applied Linguistics area, aims to investigate the role of podcasts in English language learning by blind and visually impaired students, who were participants of the "Basic English for the Visually Impaired" course. During the period from February to June 2015 we applied a questionnaire, conducted interviews and observed classes in order to verify if and how the visually impaired students learn the English language from the use of podcasts. This research is grounded on the concepts of literacy and digital literacy; multiliteracies and the use of podcasts in the foreign languages teaching-learning process. Besides that, the concepts of Vygotskian’s social interactionism and social representations were also considered to support this investigation. The results demonstrates the fact that when the blind and visually impaired students use podcasts to study, they have their target language learning process significantly affected, since as passive recipients they become active agents in the design, redesign and appropriation of meaning, signification and knowledge. To summarize, it is possible to conclude that podcasts are very important resources in English language learning for visually impaired people, as it allows them to learn the language in an active, dynamic, interactive, inclusive and critical way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]pt_BR
dc.subjectArquivos audiovisuaispt_BR
dc.subjectCegos - Educaçãopt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakerspt_BR
dc.subjectAudio-visual archivespt_BR
dc.subjectBlind - Educationpt_BR
dc.subjectLow visionpt_BR
dc.titleO papel dos podcasts na aprendizagem do inglês como língua adicional: experiência de alunos cegos e de baixa visão em um curso de extensãopt_BR
dc.title.alternativeThe role of podcasts in English learning as an additional language: experience of blind and impaired students in an extension coursept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA criação da internet e a disponibilização de aplicativos, programas e aparatos tecnológicos contribuíram imensamente para a formação (cultural, social, econômica, política, linguística e tecnológica), emancipação e autonomia dos deficientes visuais. Com base nesse contexto, este trabalho, inserido na área de Linguística Aplicada, tem como objetivo investigar o papel dos podcasts na aprendizagem da língua inglesa por parte de alunos cegos e de baixa visão, participantes do curso “Inglês Básico para Deficientes Visuais”. Durante o período de Fevereiro a Junho de 2015 aplicamos um questionário, efetuamos entrevistas e observamos as aulas, no intuito de verificar se e como os alunos deficientes visuais aprendem a língua inglesa a partir da utilização de podcasts. Fundamentam essa pesquisa os conceitos de letramento e letramento digital; multiletramentos e uso de podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, além das concepções do sociointeracionismo vygotskiano e das representações sociais. Os resultados demonstram que os alunos cegos e de baixa visão ao utilizarem os podcasts para estudar, têm seu processo de aprendizagem da língua alvo significativamente afetado, uma vez que de receptores passivos passam a serem agentes ativos na elaboração, reelaboração e apropriação de sentidos, significados e conhecimentos. Para resumir, é possível concluir que os podcasts são recursos de grande relevância na aprendizagem da língua inglesa por deficientes visuais, pois possibilita que eles aprendam o idioma de maneira ativa, dinâmica, interativa, inclusiva e crítica.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Retorta, Miriam Sester
dc.contributor.referee1Retorta, Miriam Sester
dc.contributor.referee2Gonçalves, Diego Addan
dc.contributor.referee3Bridi, Cristina Ajub Bridi
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
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