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dc.creatorPereira, Karla Andrea de Paula Leite
dc.date.accessioned2020-11-11T18:36:03Z-
dc.date.available2020-11-11T18:36:03Z-
dc.date.issued2018-06-08
dc.identifier.citationPEREIRA, Karla Andrea de Paula Leite. A contribuição de um analisador automático para a caracterização de gêneros textuais. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8955-
dc.description.abstractThis work aims to characterize the textual genre Enem’s writings from prototypical linguistic elements (verbs, connectors, pronouns) that are often used in productions considered ideal (writing notations 1000), through the contribution of an automatic text analyzer, the Tropes. In order that, concepts and definitions of gender, type and text sequence, argumentation, argumentative text and technology were adopted based on theories and studies of Bakhtin (1997; 2016), Garcez (2017), Coroa (2017), Fiorin (2015), Wachowicz (2010), Bonini (2005), Antunes (2010), Barton and Lee (2015), Vargas (2009), Coulmas (2014), Araújo (2017) and Finatto (2017). Sixteen (16) texts were selected to be analyzed by Tropes. With this tool, it was possible to obtain two types of results: the first individual, presenting an evaluation for each writing, and the second collective, in which the application showed an overview of the texts evaluated together. From these results, some interesting data have emerged, such as the large occurrence of factives verbs, that express actions, both in the general analysis and in the individual analysis, which can represent in the text the chaining of events. Thus, the hypotheses that confirm the Enem’s writings are a genre with their own characteristics that are recurrent in several productions of this genre have been corroborated. Besides, the use of a digital technology tool, the Tropes, for the study and research s textual genres has proved very interesting and valuable, helping the researcher in this work, and can be applied in other researches or areas, such as Portuguese language teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTextos - Gêneropt_BR
dc.subjectRedação escolarpt_BR
dc.subjectLingüística - Processamento de dadospt_BR
dc.subjectEscrita - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTexts - Genderpt_BR
dc.subjectSchool prosept_BR
dc.subjectComputational linguisticspt_BR
dc.subjectWriting - Technological innovationspt_BR
dc.titleA contribuição de um analisador automático para a caracterização de gêneros textuaispt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of an automatic analyzer for the characterization of text genrespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo a caracterização do gênero textual redação do Enem a partir de elementos linguísticos prototípicos (verbos, conectores, pronomes) que são utilizados com frequência em produções consideradas ideais (redações nota 1000), por meio da contribuição de um analisador automático de textos, o Tropes. Para isso, foram adotados conceitos e definições sobre gênero, tipo e sequência textual, argumentação, texto dissertativoargumentativo e tecnologia para fundamentar a pesquisa, mediante o uso das teorias e estudos de Bakhtin (1997; 2016), Garcez (2017), Coroa (2017), Fiorin (2015), Wachowicz (2010), Bonini (2005), Antunes (2010), Barton e Lee (2015), Vargas (2009), Coulmas (2014), Araújo (2017) e Finatto (2017). Foram selecionadas 16 redações nota 1000 para serem analisadas pelo Tropes. Com essa ferramenta foi possível obter dois tipos de resultados: o primeiro individual, apresentando uma avaliação para cada redação, e o segundo coletivo, em que o aplicativo mostrou um panorama geral dos textos avaliados em conjunto. A partir desses resultados alguns dados interessantes surgiram, como a grande ocorrência de verbos factivos, que expressam ações, tanto na análise geral como na individual, podendo representar no texto o encadeamento de eventos. Com isso, as hipóteses que confirmam ser as redações do Enem um gênero com características próprias que são recorrentes em várias produções desse gênero foram corroboradas. Assim como, o emprego de uma ferramenta tecnológica digital, o Tropes, para o estudo e pesquisa de gêneros textuais se mostrou muito interessante e valioso, auxiliando o pesquisador nessa empreitada, podendo também ser aplicado em outras pesquisas ou áreas, como o ensino de língua portuguesa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves
dc.contributor.referee1Bertucci, Roberlei Alves
dc.contributor.referee2Finau, Rossana Aparecida
dc.contributor.referee3Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Licenciatura em Letras Português e Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
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