Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPersegona, Marina Siqueira
dc.date.accessioned2020-11-11T18:35:48Z-
dc.date.available2020-11-11T18:35:48Z-
dc.date.issued2017-01-28
dc.identifier.citationPERSEGONA, Marina Siqueira. Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Letras Português/ Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8949-
dc.description.abstractThis research aims to reflect on the process of evaluating texts of argumentative genres in Primary Education (from 6th to 9th grade). First, a brief overview is presented about mother tongue teaching, with special attention given to the issue of written text production and its evaluation in school. Next, proposals regarding the evaluation of texts previously elaborated by theorists, such as Passarelli (2012), Abaurre&Abaurre (2012), Antunes (2003) and Wachowicz (2015), are investigated and analyzed. Using these discussions as a basis, this study intends to deepen the analysis of evaluating argumentative textual genres and to propose a elaboration of a specific criteria table for these textual genres. To this end, a questionnaire completed by public school teachers from Paraná, Brazil, was applied and analyzed. It is believed that the use of a criteria table supports the process of evaluating argumentative texts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua materna - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectLingüística estruturalpt_BR
dc.subjectNative language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectStructural linguisticspt_BR
dc.titleAvaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentarpt_BR
dc.title.alternativeEvaluating writing: reflections on evaluting wariting of argumentating textspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe reflexões sobre o processo de avaliação da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar no Ensino Fundamental II. Para tanto, em um primeiro momento, será apresentado um breve panorama sobre o ensino de língua materna, em especial sobre a questão da produção de texto escrito e de sua avaliação na escola. Em seguida, serão investigadas e analisadas algumas propostas de avaliação de textos já elaboradas por outros teóricos, como Passarelli (2012), Abaurre&Abaurre (2012), Antunes (2003) e Wachowicz (2015). A partir dessas discussões, há um aprofundamento da avaliação da escrita de gêneros de base argumentativa e a elaboração de uma tabela de critérios específica para tais gêneros. Tal proposta é embasada nas concepções teóricas estudadas e na investigação, via questionário, com professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee1Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee2Remenche, Maria de Lourdes Rossi
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2016_2_03.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.