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Título: A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública
Autor(es): Batista, Gisele Fabiana
Orientador(es): Albini, Andressa Brawerman
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Jogos educativos
Escolas públicas
Aprendizagem
English language - Study and teaching
Educational games
Public schools
Learning
Data do documento: 19-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BATISTA, Gisele Fabiana. A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O principal objetivo da presente pesquisa consiste em investigar quais são os benefícios e as dificuldades do uso de jogos educacionais para o ensino de Língua Inglesa em escolas da rede pública a partir da opinião dos professores. Tendo em vista tal pretensão, primeiramente é realizado um estudo bibliográfico, o qual abrange autores como Huizinga (1993), Haldfield (1999), Kishimoto (2003), Ramos (2013), Nogueira (2007), Kasdorf (2013) e Falkembach (2006). Em seguida, com o objetivo de perceber quais são os benefícios e dificuldades encontrados no trabalho com jogos educacionais em sala de aula, aplica-se um questionário para 10 professoras de Língua Inglesa da rede pública de ensino. Após isso, os dados obtidos por meio da pesquisa são analisados e contrastados com o referencial teórico abordado. Os resultados obtidos por meio da pesquisa sugerem que os professores sentem-se motivados a trabalhar com jogos educacionais no ensino de Língua Inglesa, uma vez que tal recurso pode proporcionar diversos benefícios, como: aulas mais dinâmicas, trabalho com diferentes tipos de inteligência e aumento da motivação dos alunos. Todavia, os professores consideram que não utilizam esta ferramenta frequentemente. Desta forma, as informações encontradas apontam para uma possível contradição entre a visão dos professores sobre o uso dos jogos educacionais e a frequência com que estes são utilizados em sala de aula, o que pode ser associado com as condições de trabalho dos professores de Língua Inglesa da escola pública.
Abstract: The main objective of this research consists of investigating what the benefits and difficulties of using educational games to teach English in public schools are according to teachers’ point of view. Considering this intent, firstly a bibliographic study is made, which includes authors such as: Huizinga (1993), Haldfield (1999), Kishimoto (2003), Ramos (2013), Nogueira (2007), Kasdorf (2013) and Falkembach (2006). Secondly, aiming to notice the benefits and difficulties faced while working with educacional games in classroom, a questionnaire is applied to 10 public school English teachers. Finally, the data obtained through the survey is analysed and contrasted with the theoretical references previously approached. The results obtained suggest that teachers are motivated to work with educacional games to teach English, once this educational tool might provide several benefits, such as more dynamics classes, the work with diffrent inteligences types and the increasement of students’ motivation. However, teachers affirm that they do not frequently use this educational resource. Therefore, the results point out for a contradiction between the theachers’ view about educational games and the frequence they are utilized in classroom, a fact that might be associated with the public school English teachers’ working conditions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8938
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