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dc.creatorMolinari, Yuri Amaury Pires
dc.date.accessioned2020-11-11T18:34:48Z-
dc.date.available2020-11-11T18:34:48Z-
dc.date.issued2015-06-23
dc.identifier.citationMOLINARI, Yuri Amaury Pires. Análise semiótica de poemas de Baudelaire musicados por Debussy. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8920-
dc.description.abstractThis thesis will analyse two songs of the oeuvre Cinq Poèmes de Baudelaire, that features poetical texts by Baudelaire posteriorly set to music by Debussy, through a semiotic point of view. In this way, bibliographical research concerning the presence of this oeuvre in semiotics studies, as well in other areas, will be done. Also, semiotic studies that work with verbal and musical texts will be contemplated in this research. This thesis will be based on Greimas’s (1979, 1993), Barros’s (2005) and Tatit’s (2007) semiotic concepts, as well as on literary concepts by Candido (1996), Friedrich (1978) and Benjamin (2009), as additional help in the determination of signification. The generative process in both musical and verbal parts of the oeuvre will be compared, aiming at finding a proximity of senses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSemiótica e literaturapt_BR
dc.subjectLivros musicados - Análisept_BR
dc.subjectMúsica e literaturapt_BR
dc.subjectSemiotics and literaturept_BR
dc.subjectMusical books - Analysispt_BR
dc.subjectMusic and literaturept_BR
dc.titleAnálise semiótica de poemas de Baudelaire musicados por Debussypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisará dois poemas da obra Cinq Poèmes de Baudelaire, que conta com textos poéticos de Baudelaire musicados posteriormente por Debussy, através de um viés semiótico. Assim, será realizada revisão bibliográfica sobre a presença dessa obra em estudos de semiótica e de outras áreas, assim como estudos de semiótica que aliem texto verbal e musical. O trabalho se pautará nos conceitos semióticos de Greimas (1979, 1993), Barros (2005) e Tatit (2007), bem como nos conceitos literários de Candido (1996), Friedrich (1978) e Benjamin (2009) como apoio na determinação de sentido. Comparar-se-á o percurso gerativo do sentido das partes musical e verbal da obra com vistas a comprovar a proximidade de significado entre ambas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Strogenski, Paulo Juarez Rueda
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Rogério Caetano de
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Rogério Caetano de
dc.contributor.referee1Strogenski, Paulo Juarez Rueda
dc.contributor.referee2Perdigão, Noemi Henriqueta Brandão de
dc.contributor.referee3Araújo, Adão de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Letras Português Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
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