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dc.creatorPuppi, Barbara Branco
dc.date.accessioned2020-11-11T18:34:32Z-
dc.date.issued2015-02-11
dc.identifier.citationPUPPI, Barbara Branco. As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8911-
dc.description.abstractThis work is part of Discourse Analysis area and focuses on discussing the women's image that was made through the analysis of six advertisements, arranged in three groups; the first is related to ads produced in the 30s, the second is related to ads produced in the 40s and the third is related to ads produced during the 50s and 60s. With this analysis, we aim to point out how the advertising productions portraying female images were reestructured due to the historic advent occurred between 1940 and 1945 (World War II), that mobilized the workforce for industries during the absence of the male social portion. Based on Bakhtin's (2006), Pêcheux's (1995; 1998) and Foucault's (2008) ideas on discourse and ideology, the analysis of these six advertisements discusses the differences that permeate the representations of women in a forty-year period (1930-1970)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectIdeologia - Mulherespt_BR
dc.subjectCampanhas publicitáriaspt_BR
dc.subjectMulheres nos anúnciospt_BR
dc.subjectIdeology - Womenpt_BR
dc.subjectAdvertising campaignspt_BR
dc.subjectWomen in advertisingpt_BR
dc.titleAs mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se insere na área da Análise do Discurso e tem por objetivo discutir a imagem que se construiu acerca da mulher por meio da análise de seis anúncios publicitários, organizados em três agrupamentos; o primeiro referente aos anúncios veiculados na década de 30, o segundo referente aos anúncios publicados durante a década de 40 e o terceiro referente aos anúncios produzidos nas décadas de 50 e 60. A partir dessa análise, busca-se apontar de que maneira as produções publicitárias que retratavam a figura feminina foram reestruturadas dado o advento histórico ocorrido entre 1940 e 1945 (Segunda Guerra Mundial), com o objetivo de mobilizar força de trabalho para as indústrias durante a ausência da parcela masculina. Com base nas ideias de Bakhtin (2006), Pêcheux (1995; 1998), Foucault (2008) sobre discurso e ideologia, a análise das peças publicitárias visa discutir as diferenças que permeiam as representações sobre mulher em um período de quarenta anos (1930-1970)pt_BR
dc.description.embargo5000-
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Remenche, Maria de Lourdes Rossi
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
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