Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rosangela Garcia da
dc.date.accessioned2020-11-11T18:34:25Z-
dc.date.available2020-11-11T18:34:25Z-
dc.date.issued2015-02-12
dc.identifier.citationSILVA, Rosangela Garcia da. Um estudo sobre a subjetividade na educação a distância. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8906-
dc.description.abstractThis study focuses on the subjectivity in Distance Education - DE. The guiding question of this research consists of how possibilities of subjective achievement in education mediated by digital technologies are characterized, in scientific papers that discuss the DE. Considering the importance of subjectivity in DE processes, given its prospective potential due to the new demands of the contemporary society, this research aims to characterize the subjectivity in scientific papers which discuss the DE; and identify processes, media, technological and educational resources in digital environment, favouring the emergence of subjectivity and its expression in the context of technological mediation. Distance Education constitutes the means to expand access to formal education on a large scale. However, questions concerning the relationship between people in DE mediated by technology remain. As a result, some issues regarding the management of virtual environment require debate and overcoming, for providing excellence in education mediated by technology. In this regard, subjectivity represents a peculiar element, especially in the Humanities field. This research is exploratory. Data collection includes scientific papers produced on the DE in the last five years - articles, dissertations and theses. The study finds that creating opportunities for subjectivity in DE depends on an interdependent number of factors; finds that otherness in intersubjective relationships, impacts in the subjective production; that the dialogicity involved in interpersonal communications and in teaching resources of DE are relevant to the emergence of subjectivity. It is expected that the inferences made can contribute to advancement in the understanding of subjectivity in the processes of teaching and learning in distance education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino à distância - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSubjetividade - Ensinopt_BR
dc.subjectDistance education - Knowledge and learningpt_BR
dc.subjectTechnology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSubjectivity - Educationpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a subjetividade na educação a distânciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como foco a subjetividade na educação a distância (EAD). O questionamento norteador desta pesquisa consiste em como estão caracterizadas as possibilidades de realização subjetiva na educação mediada pelas tecnologias digitais, em documentos que discutem a EAD. Considerando a importância da subjetividade nos processos da EAD, dado o seu potencial prospectivo frente às novas demandas da sociedade contemporânea, os objetivos desta pesquisa são: caracterizar a subjetividade em textos científicos que discutem a EAD; e identificar processos, recursos midiáticos, tecnológicos e pedagógicos nos meios digitais, favorecedores da emergência dessa subjetividade e de sua expressão nesse contexto de mediação tecnológica. A educação a distância constitui uma modalidade necessária para ampliar o acesso à educação formal em larga escala. No entanto, persistem os questionamentos sobre o relacionamento entre as pessoas na EAD, mediado pelas tecnologias; e em consequência, algumas questões concernentes à gestão de ambientes virtuais carecem de debate e superação para a oferta da educação mediada pelas tecnologias que atinja seus objetivos. Nesse contexto, a subjetividade representa um elemento peculiar, em especial no ensino de Humanidades. A pesquisa tem caráter exploratório. A coleta de dados se realiza em textos científicos produzidos sobre a EAD nos últimos cinco anos - artigos, dissertações e teses. O estudo constata, entre outros aspectos, que oportunizar elaboração e realização subjetiva na EAD depende de um conjunto de fatores, interdependentes entre si; verifica que a alteridade nos relacionamentos intersubjetivos, incide na produção subjetiva; que a dialogicidade implicada nas comunicações interpessoais e nos recursos didáticos da EAD se apresentam relevantes para a emergência subjetiva. Esperamos que as inferências realizadas possam contribuir para o avanço nos entendimentos para o tratamento da subjetividade nos processos de ensino e de aprendizagem na EAD.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2014_2_13.pdf876,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.