Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBueno, Cristiano Heythor dos Santos
dc.date.accessioned2020-11-11T18:34:02Z-
dc.date.available2020-11-11T18:34:02Z-
dc.date.issued2014-08-18
dc.identifier.citationBUENO, Cristiano Heythor dos Santos. Media, language and empowerment: uncovering constituted ideals and inhibiting social exclusion: a critical discourse analysis related to higher education strikes. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8889-
dc.description.abstractThis paper intends to analyze the use of language in social relations of power & ideology and unveil what types of ideals emerge in on-line articles about higher education in Brazil and the United Kingdom. Focusing on the portrayal of news about the 2012 and 2013 strike of professors of Higher Education in Brazil and the UK, respectively. The main theoretical basis in this study, Critical Discourse Analysis, provides ways to comprehend different discourses and perceive them inside the chosen on-line newspaper articles about higher education, not as a method but more as perspective or position. Hence, to promote a social change through empowering people by a critical analysis of language is the beginning of the real social inclusion and this work can contribute as a new perception of society and its language.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectPoder (Ciências sociais) na literaturapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCritical discourse analysispt_BR
dc.subjectPower (Social sciences) in literaturept_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.titleMedia, language and empowerment: uncovering constituted ideals and inhibiting social exclusion: a critical discourse analysis related to higher education strikespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo pretende analisar o uso da linguagem em relações sociais de poder e ideologia e revelar que tipos de ideais emergem de artigos on-line sobre educação superior no Brasil e no Reino Unido. Concentrando a análise em notícias sobre as greves de 2012 e 2013 dos professores universitários no Brasil e Reino Unido, respectivamente. A base teórica, Análise Crítica de Discurso, prove modos de compreender diferentes discursos e como perceber esses discursos dentro dos artigos on-line sobre educação superior escolhidos, não como método mas sim como uma perspectiva ou posicionamento. Portanto, promover uma mudança social para capacitar as pessoas a realizar uma análise crítica da língua é o começo de uma verdadeira inclusão social e este trabalho pode contribuir assim como uma nova percepção da sociedade e sua língua.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Retorta, Miriam Sester
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2014_1_09.pdf519,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.