Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZanello, Alessandra Coracini
dc.date.accessioned2020-11-11T18:33:57Z-
dc.date.available2020-11-11T18:33:57Z-
dc.date.issued2014-08-25
dc.identifier.citationZANELLO, Alessandra Coracini. A escrita de alunos com altas habilidades/superdotação. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8884-
dc.description.abstractWork with the writing skills is a big challenge in the school environment, considering that most learners are resistant to specific learning. This fact occurs even with students who are gifted in areas other than language. The ones who have high skill in this area have a tendency to be more receptive to this learning and probably show more facility in developing reading and writing. Thus, this project has the objective of reflecting about this theme and qualitatively analyzes texts, specifically 'opinion articles', produced by diagnosed or investigated by the behavior of AH / SD students. It is intended to ascertain whether there is any specificity in these productions. Authors like Renzulli (1999), Antunes (2003), Freitas and Perez (2012), Virgolim (2007) support theoretically this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectSuperdotadospt_BR
dc.subjectTransmissão textualpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectGifted personspt_BR
dc.subjectTransmission of textspt_BR
dc.titleA escrita de alunos com altas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO trabalho de desenvolvimento da habilidade de escrita nos alunos representa um grande desafio para o docente, já que, para este processo, o indivíduo precisa dominar diferentes aspectos. Este fato pode até mesmo ocorrer com aqueles que possuem comportamento de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Assim, o presente estudo tem como finalidade refletir sobre a temática, ou seja, a produção de textos de alunos com AH/SD, analisando qualitativamente textos elaborados por aluno diagnosticado e por aluno com indicativo desse comportamento. Tais textos foram coletados durante realização de projeto viabilizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Autores como Renzulli (1999), Antunes (2003), Freitas e Perez (2012) e Virgolim (2007) embasam teoricamente esta pesquisa. Os resultados sugerem que o desenvolvimento das práticas de escrita devem ser contínuas e respaldadas pelo professor, pois a mesma requer o trabalho com estratégias específicas. Entretanto, por possuir AH/SD, caso a escrita seja atraente a este indivíduo, verificam-se as aplicações do potencial do aluno.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2014_1_01.pdf6,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.