Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8154
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Allan Palmerio
dc.creatorCosta, Ricardo Fantin da
dc.date.accessioned2020-11-11T13:42:17Z-
dc.date.available2020-11-11T13:42:17Z-
dc.date.issued2014-09-09
dc.identifier.citationVIEIRA, Allan Palmerio; COSTA, Ricardo Fantin da. Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8154-
dc.description.abstractThe design of urban roads must take into account, among other things, the quantity of vehicles driven on the roads, an increasingly difficult information to obtain due to the growth of the vehicles’s population. Some of the ways of getting such information include the assignment of people to do the counting or the placement of sensors on the road. The purpose of this work is to provide an automatic computational approach for counting vehicles through video processing (obtained from urban roads recordings). This work consists on applying a series of computer vision algorithms over the videos in order to segment and count the vehicles. Many processing techniques are used, each with its own objective of extrating some information or enhacing some feature of the image (video frame). The proposed approach utilizes the background subtraction technique to detect moving objects and, after applying morphological filters, each image of the video, represented by blobs at this point, is analyzed so it can be known which blobs represent cars and, if so, how many. The blob analysis is performed in two ways, one by checking its shape and area and another by tracking the speed of the points of interest of the image. The result of the project is promising. Out of the 274 vehicles in the video, the area approach misses a single one and counts 17 extras, representing a 6% total error, yet the speed approach gets it wrong 18% of the time. A calibrating phase is necessary so that the approach can work with videos that were recorded from different angles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectVeículos - Contagempt_BR
dc.subjectSistemas de controle inteligentept_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectVehicles - Countingpt_BR
dc.subjectIntelligent control systemspt_BR
dc.subjectTraffic engineeringpt_BR
dc.titleContagem volumétrica de veículos em vias urbanaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO planejamento de vias urbanas deve levar em conta, entre outros fatores, o fluxo de veículos na área analisada, informação cada vez mais difícil de se conseguir devido ao aumento expressivo da frota de automóveis. Algumas formas de se alcançar tal informação incluem a alocação de pessoas para contagem ou disposição de sensores nas vias. O objetivo deste trabalho é prover uma abordagem computacional automática de contagem de veículos através do processamento de vídeos obtidos a partir da filmagem de vias urbanas. O trabalho consistiu na aplicação de uma série de algoritmos de visão computacional sobre vídeos, de modo a realizar a segmentação e a contagem de veículos. Várias técnicas de processamento são utilizadas, cada qual com objetivo específico de extrair alguma informação ou realçar alguma característica da imagem (quadro do vídeo). A abordagem utiliza-se da técnica de subtração de fundo para detecção de objetos em movimento e, após aplicação de filtros morfológicos, a imagem de cada quadro do vídeo, nesse ponto representada por diversas manchas(blobs), ´e analisada para descobrir quais manchas representam carros, e, se positivo, quantos carros representam. A análise da mancha é feita de duas maneiras, uma analisando a forma e sua área e outra acompanhando a velocidade dos pontos de interesse presentes na imagem. O resultado do projete é bastante promissor. Nos 274 carros dos vídeos, o programa deixou de contar um carro e contou outros dezessete a mais, resultando em um erro total de 6% nos vídeos analisados na abordagem baseada na área. Já a abordagem baseada nas velocidades dos pontos de interesse o erro total foi de 18%.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Nassu, Bogdan Tomoyuki
dc.contributor.advisor-co1Dorini, Leyza Elmeri Baldo
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ENGCOMP_2014_1_01.pdf9,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.