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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Renan Kruchelski
dc.creatorFarinhaki, Ricardo
dc.creatorSilva, Thiago Avelino da
dc.date.accessioned2020-11-11T13:42:10Z-
dc.date.available2020-11-11T13:42:10Z-
dc.date.issued2013-12-19
dc.identifier.citationMACHADO, Renan Kruchelski; FARINHAKI, Ricardo; SILVA, Thiago Avelino da. Seta: ambiente de realidade aumentada para o ensino de algoritmos de aprendizagem de máquina. 2013. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8150-
dc.description.abstractAugmented reality (AR) is the overlay of virtual images into images of a real environment, in real time. AR environments can be used as supplementary teaching resources for different content . This paper presents an augmented reality environment called SETA, for teaching machine learning algorithms, specifically different versions of k -means clustering algorithm and algorithms of linear and polynomial regression. Given a set of points on a whiteboard , the teacher can select which algorithms to apply and then display the results on the real image in real time, containing the plotted points . The image is captured using a webcam connected to a computer, which is the system platform. The image processing algorithm which performs segmentation and interpretation of the input images uses a global thresholding technique , mathematics morphology, labelling and Hough transform. The software was developed in Java and it was used image processing libraries (ImageJ and OpenCV) and machine learning library Weka . The tests showed that the system is able to operate satisfactorily under the lighting conditions observed in real situations , and with a refresh rate suitable for the application .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAlgorítmos computacionaispt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectSistemas de computação virtualpt_BR
dc.subjectComputer algorithmspt_BR
dc.subjectComputer software - Developmentpt_BR
dc.subjectHuman-computer interationpt_BR
dc.subjectVirtual computer systemspt_BR
dc.titleSeta: ambiente de realidade aumentada para o ensino de algoritmos de aprendizagem de máquinapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA realidade aumentada (RA) consiste na sobreposição de imagens virtuais em imagens de um ambiente real, em tempo real. Ambientes de RA podem ser utilizados como recursos didáticos complementares para o ensino de diferentes conteúdos. Este trabalho apresenta um ambiente de realidade aumentada, denominado Seta, para o ensino de algoritmos de aprendizagem de máquina, especificamente de diferentes versões do algoritmo de clusterização k-means e dos algoritmos de regressão linear e polinomial. Dado um conjunto de pontos em um quadro branco. A imagem é capturada através de uma webcam conectada a um computador, que consiste na plataforma do sistema. O algoritmo de processamento de imagens que realiza a segmentação e interpretação das imagens de entrada utiliza as técnicas de limiarização global, morfologia matemática, rotulação e transformada de Hough. O professor pode selecionar quais algoritmos aplicar e então projetar os resutados do algoritmo sobre a imagem real, em tempo real, contendo os pontos desenhados O software foi desenvolvido em Java e utilizadas as bibliotecas de processamento de imagens OpenCV e ImageJ e a biblioteca de aprendizagem de máquina Weka. Os testes realizados demonstraram que o sistema é capaz de operar satisfatoriamente sob as condições de iluminação observadas nas situações reais, e com uma taxa de atualização satisfatória para a aplicação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Borba, Gustavo Benvenutti
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Computaçãopt_BR
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