Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlberton, Bianca Alessandra Visineski
dc.date.accessioned2020-11-11T13:41:48Z-
dc.date.available2020-11-11T13:41:48Z-
dc.date.issued2017-12-12
dc.identifier.citationALBERTON, Bianca Alessandra Visineski. Protótipo de um sistema para sinalização de mudança de movimento em bicicletas. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8133-
dc.description.abstractIn the last decade, the bicycle is gaining importance as a mean of transportation. However, there are still many accidents between cyclists and cars and one of the main causes is, according to the drivers, the lack of visibility of cyclists. Few bikes have brake light and cyclists use the hands to signal when they are going to turn in the next street. Thus, the cyclists visibility can be increased by using a light system capable of alerting drivers to bike movements, such as braking and turning. Therefore, the main goal of this project is to develop a system capable of detecting when the bycicle is braking as well as the rider’s intention of turning. In order to draw the attention of other drivers, the system will be installed in the helmet or the in the rider’s backpack. For this purpose, I used the ATMEGA168PA microcontroller, which read and process accelerometer and gyroscope data provided by the MPU6050 module to detect the rider’s movements. Seven LEDs arranged in a hexagonal format send the lighting signals of breaking and turning. The system is powered by a Li-Po battery with a capacity of 3.7 V and 240 mAh. After applying techniques to reduce energy consumption in hardware and firmware, the prototype was able to work during 18 hours. With regard to the lighting signals, the prototype presents better visibility at night, when is possible to see the brake signal at up to 40 m from the rider.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.subjectCiclistaspt_BR
dc.subjectSistemas embarcados (Computadores)pt_BR
dc.subjectTrânsito urbanopt_BR
dc.subjectComputação Bicyclespt_BR
dc.subjectBicyclespt_BR
dc.subjectCyclistspt_BR
dc.subjectEmbedded computer systemspt_BR
dc.subjectCity trafficpt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.titleProtótipo de um sistema para sinalização de mudança de movimento em bicicletaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA bicicleta está ganhando destaque como meio de transporte no Brasil nesta última década. Entretanto, ainda ocorrem muitos acidentes entre ciclistas e automóveis. Uma das principais causas alegadas pelos motoristas é a falta de visibilidade dos ciclistas. Poucas bicicletas possuem luz de freio e a sinalização de manobras de conversão é realizada por meio das mãos. Assim, a utilização de um sistema de luzes capaz de alertar os motoristas para as mudanças no movimento da bicicleta, como a frenagem e a intenção do ciclista de próxima rua, irá aumentar a sua visibilidade. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema capaz de detectar e sinalizar a frenagem da bicicleta, bem como a intenção do ciclista de executar a manobra de conversão. De modo a chamar mais a atenção dos outros condutores, o sistema será instalado no capacete ou na mochila do ciclista. Para tanto foi empregado o microcontrolador ATMEGA168PA, o qual utilizará os dados do acelerômetro e do giroscópio fornecidos pelo módulo MPU6050 para perceber os movimentos do ciclista. O aviso luminoso é emitido por meio de sete LEDs de alto brilho dispostos em formato hexagonal. O sistema é alimentado por uma bateria Li-Po capaz de fornecer 3,7 V e 240 mAh. Após aplicar técnicas de redução de consumo de energia no hardware e firmware, o protótipo apresentou 18 h de autonomia da bateria. Com relação aos avisos luminosos, verificou-se que o protótipo apresenta melhor visibilidade no período noturno, no qual é possível enxergar o aviso de frenagem à distâncias de até 40 m do ciclista.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Faria, Rubens Alexandre de
dc.contributor.referee1Borba, Gustavo Benvenutti
dc.contributor.referee2Fonseca, Keiko Verônica Ono
dc.contributor.referee3Friedmann, Raul Marques Pereira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COENC_2017_2_13.pdf6,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.