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dc.creatorNeiva, Eduardo Cabral Resende
dc.date.accessioned2020-11-11T13:41:44Z-
dc.date.available2020-11-11T13:41:44Z-
dc.date.issued2015-07-09
dc.identifier.citationNEIVA, Eduardo Cabral Resende. VIS - Vehicle Inclination Solution. 2015. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8129-
dc.description.abstractThis graduation thesis has as main objective the analysis of the usage of several sensor devices such as accelerometer, gyroscope and magnetometer in order to measure two-axis inclination (pitch and roll) and other data for Off-Road vehicles. The project will be developed during the author’s internship in a German company, named ZF Friedrichshafen AG. A study will be conducted concerning the usage of several sensors acting separately and mutually by applying mathematical methods of sensor fusion. As an expected result, the individual and combined efficacy analysis of these sensors for the inclination measurement on off-road vehicles will be delineated. The project will use sensors and equipment provided by Freescale® and Murata®. The development will be conducted in Friedrichshafen, Germany and will last six months.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectSistemas embarcados (Computadores)pt_BR
dc.subjectDetectorespt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectGiroscópiospt_BR
dc.subjectEmbedded computer systemspt_BR
dc.subjectDetectorspt_BR
dc.subjectVehiclespt_BR
dc.subjectGyroscopespt_BR
dc.titleVIS - Vehicle Inclination Solutionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão tem como objetivo principal a análise da utilização de sensores do tipo acelerômetro, giroscópio e magnetômetro para a medição de inclinação em duas dimensões e outros dados para veículos do tipo fora de estrada. Este trabalho será desenvolvindo durante o estágio do autor em uma empresa alemã, chamada ZF Friedrichshafen AG. Por meio da utilização de diferentes sensores atuando de maneira isolada e utilizando-se de métodos matemáticos para a análise conjunta destes sensores, será conduzido um estudo de métodos de fusão dos dados destes sensores. Por meio deste estudo, poderá ser observada a eficácia individual e conjunta desses sensores para aplicações na medição de inclinação para veículos fora de estrada. O trabalho utilizará os sensores e equipamentos fornecidos pela Freescale® e Murata®. O projeto terá duração de seis meses e será conduzido em Friedrichshafen, Alemanha.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Renaux, Douglas Paulo Bertrand
dc.contributor.referee1Renaux, Douglas Paulo Bertrand
dc.contributor.referee2., .
dc.contributor.referee3., .
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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