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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJeronymo, Andre Colares
dc.creatorPereira, Pâmela Brunetto Alves
dc.date.accessioned2020-11-11T13:20:55Z-
dc.date.available2020-11-11T13:20:55Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationJERONYMO, Andre Colares; PEREIRA, Pâmela Brunetto Alves. Comparação de métodos de levantamento topográfico, utilizando escâner a laser, estação total e fotogrametria terrestre. 2015. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8027-
dc.description.abstractThe study compares three methods of surveying used to collect data from a public road trench.The first method used was total station, which collects the data with the aid of a prism. The Prism was placed in 8 points perpendicular to the longitudinal axis of the track. The points provide the route of the cross-section. CAD was used for this method. Secondly, the same area was raised with the terrestrial laser scanner, which only collects data generated by a cloud of points. In all, 8 points were used to draw the same cross-section with the help of Cyclone software. Finally, a Digital Elevation Model (DEM) was generated using digital terrestrial photogrammetry to provide data for comparison using Photoscan software. The methods mentioned have their advantages and disadvantages. Using all 3 methods provides greater reliability and in this case all 3 methods measured within a few millimeters of each other. It was concluded that the methods in question are of great value for the determination of cross sections. Each of these methods can be great in different situations. Total stations greatest use is for small and specific stretches. Terrestrial photogrammetry is also for small areas. In contrast, terrestrial laser scanning is justified with greater viability in large treeless areas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTopografiapt_BR
dc.subjectFotogrametriapt_BR
dc.subjectSistemas de varredurapt_BR
dc.subjectTopographypt_BR
dc.subjectPhotogrammetrypt_BR
dc.subjectScanning systemspt_BR
dc.titleComparação de métodos de levantamento topográfico, utilizando escâner a laser, estação total e fotogrametria terrestrept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo buscou comparar três métodos de levantamento topográfico, através da coleta de dados realizada em um mesmo trecho de uma trincheira de via pública. O primeiro método utilizado foi o levantamento com a estação total, onde foram coletados, com auxílio do prisma, 8 pontos perpendicular ao eixo longitudinal da pista. Pontos estes, que proporcionaram o traçado da seção transversal do trecho. Em seguida, o mesmo trecho foi levantado com escâner a laser terrestre, que em coleta única gerou uma nuvem de pontos, dos quais foram eleitos também 8 pontos, afim de traçar o mesmo perfil transversal. Por fim, utilizando os preceitos da fotogrametria digital terrestre, gerou-se o Digital Model Elevation (DEM) do objeto de estudo e novamente as medidas foram coletadas para comparação. As aplicações dos softwares foram importantes nos tratamentos de dados, a estação total sendo utilizado software CAD, o escâner a laser terrestre o software Cyclone e o Photoscan para processamento e geração do DEM. Em todos os métodos foram encontradas vantagens e desvantagens, sendo que os dados em pouco se diferem, com variações na casa dos milímetros, implicando assim, em maior confiabilidade no estudo. Concluiu-se que os métodos em questão são de grande valia para determinação de seções transversais. Cada um destes com maior aplicação em distintas situações, sendo a estação total de maior indicação para trechos pequenos e pontuais, a fotogrametria terrestre também para pequenas áreas. Em contrapartida, o escâner a laser terrestre, justifica-se com maior viabilidade em grandes áreas descampadas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Jair Ferreira de
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
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