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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Evay Vilela Lisboa
dc.creatorSilva, Evelyn Castanho Gonçalves da
dc.creatorRêgo, Miguel Cláudio Queiroz
dc.date.accessioned2020-11-11T13:20:00Z-
dc.date.available2020-11-11T13:20:00Z-
dc.date.issued2018-12-17
dc.identifier.citationCOSTA, Evay Vilella Lisboa; RÊGO, Miguel Cláudio Queiroz; SILVA, Evelyn Castanho Gonçalves da. Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação. 2018. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7999-
dc.description.abstractIn 2014 Brazil had about 1.7 million kilometers of road mesh network extension, of which only 12.1% was paved. One of the reasons for this low number is the high cost in the paving process caused by several factors, including the need to stabilize the soil for the sub-base of the highway. This research aims to contribute to the increase of road paving in Brazil, by reducing the cost of stabilizing soils with low support capacity. Several tests were carried out to characterize the soil and the red fraction from the Residue of the Civil Construction, such as Granulometric Test, Grain Actual Density, Atterberg Limits, Fixed Calcium Hydroxide Content, X-ray Diffractometry (XRD), Spectrometry of X-ray Fluorescence (FRX) and Compaction. Also, molding and curing of specimens, single compression strength tests (RCS) and California Support Index (ISC-CBR) were performed. This demonstrates the need for the soil to be replaced by another with higher ISC or to undergo a stabilization process. The soil was also classified as silica-silty granulometry group A-5 typical of silty soils moderately plastic and with presence of mica. As for SUCS, the soil is classified as clay with low sandy plasticity. In the results of the Simple Compression test, a resistance of 1.09 MPa wasreached that is lower than the value stipulated by the Paraná Department of Roads and Rolling (DER-PR). Finally, Statistica Software showed that, theoretically, with the addition of 10% of lime and 26% of red fraction, the criterion of resistance to the simple crisis of the DER/PR.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSolos - Testespt_BR
dc.subjectCalpt_BR
dc.subjectSolos - Formaçãopt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectSolos vermelhospt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectSoils - Testingpt_BR
dc.subjectLimept_BR
dc.subjectSoil formationpt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectRed soilspt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleInfluência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentaçãopt_BR
dc.title.alternativeInfluence of the red fraction of the civil construction residue with lime on the stabilization of a soil of the Guabirotuba formation for pavingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEm 2014 o Brasil possuía cerca de 1,7 milhões de quilômetros de extensão de malha rodoviária, das quais apenas 12,1% era pavimentada. Um dos motivos para esse baixo número é o alto custo no processo de pavimentação, causado por diversos fatores, incluído nestes a necessidade de estabilizar o solo para a sub-base da rodovia. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o aumento da pavimentação Rodoviária no Brasil, por meio da redução do custo da estabilização de solos com baixa capacidade de suporte; Diversos ensaios foram realizados para a caracterização do solo e da fração vermelha oriunda do Resíduo da Construção Civil, sendo eles Ensaio Granulométrico, Densidade Real dos Grãos, Limites de Atterberg, Teor de Hidróxido de Cálcio Fixado, Difratometria de Raios X (DRX), Espectrometria de Fluorescência de Raios X (FRX) e Compactação. Também foi executada a moldagem e cura de corpos de prova, ensaios de resistência a compressão simples (RCS) e índice de Suporte Califórnia (ISC-CBR). Demonstrando então a necessidade do solo ser substituído por outro com maior ISC ou ser submetido a um processo de estabilização. Classificou-se também o solo como de granulometria silto-argilosa grupo A-5 típico de solos siltosos moderadamente plástico e com presença de mica. Quanto ao SUCS, o solo é classificado como argila de baixa plasticidade arenosa. Nos resultados do ensaio de Compressão Simples, foi alcançada uma resistência de 1,09 MPa que é inferior ao valor estipulado pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR). Por fim o Software Statistica mostrou que, teoricamente, com adição de 10% de cal e 26% de fração vermelha, atenderia o critério de resistência à compressão simples do DER/PR.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Johann, Amanda Dalla Rosa
dc.contributor.advisor-co1Araújo, Marcia Silva
dc.contributor.referee1Johann, Amanda Dalla Rosa
dc.contributor.referee2Araújo, Marcia Silva de
dc.contributor.referee3Cerri, José Alberto
dc.contributor.referee4Puppi, Rogério Francisco Kuster
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOSpt_BR
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