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dc.creatorBergamini, Adressa
dc.date.accessioned2020-11-11T13:00:06Z-
dc.date.available2020-11-11T13:00:06Z-
dc.date.issued2017-08-02
dc.identifier.citationBERGAMINI, Andressa. O efeito de técnicas de relaxamento em atletas iniciantes do nado sincronizado. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curtos (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7948-
dc.description.abstractThe Synchronized swimming, as well as other competitive sports, can cause negative stress in athletes due to their unique characteristics and the complexity of the sport. On the other hand, the objective of the study is to identify the effects of relaxation techniques on synchronized swimmers in relation to the negative stress generated at the moment of competition of the modality. This research is characterized as an exploratory study of qualitative and quantitative approac h, with a longitudinal design. As participants of this research, there are 10 athletes starting from the synchronized team of UTFPR, with range and place between 7 and 14 years, being chosen in a direct and technical technique of synchronized swimming of UTFPR, formed by a technique and a trainee. The athletes and a technical team were evaluated through an interview as athletes were also evaluated through a questionnaire called the List of Symptoms of Pre -Competitive Stress (LSSPCI). After that, as athletes performed three months of weekly sessions of relaxation techniques, such as Jacobson muscle relaxation technique, breathing technique, fun and meditation. Following, as athletes and a technical team with re-evaluated through another interview and replication of the questionnaire for the athletes. A data analysis through a content analysis and through a statistical analysis of media, standard standard and pairing test. As a result, there was a decrease in pre-competitive symptoms reported by athletes after relaxation sessions, however, it was observed that there was a statistically significant difference only in terms of physiological. It was concluded with research, that as relaxation techniques can decrease the symptoms of precompetitive stress, improve a coexistence between them and between a technical team. Simultaneously increasing the athlete's performance during training and consequently improving performance in competitions. It was observed that the techniques for stress control can act as a strategy for intervention in stress situations and its consequences on sports performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRelaxamentopt_BR
dc.subjectNado sincronizadopt_BR
dc.subjectPsicologia do Esportept_BR
dc.subjectStress (Psicologia)pt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectNado sincronizadopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectRelaxationpt_BR
dc.subjectSynchronized swimmingpt_BR
dc.subjectSports psychologypt_BR
dc.subjectStress (Psychology)pt_BR
dc.subjectAthletespt_BR
dc.subjectSynchronized swimmingpt_BR
dc.subjectPhysical education and trainingpt_BR
dc.titleO efeito de técnicas de relaxamento em atletas iniciantes do nado sincronizadopt_BR
dc.title.alternativeThe effects of relaxation techniques for beginners athletes do synchronized swimmingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO nado sincronizado, assim como os outros esportes competitivos, pode ocasionar o estresse negativo nas atletas, devido a características únicas e a complexidade da modalidade. Portanto, o objetivo desse estudo é identificar os efeitos das técnicas de relaxamento nas atletas de nado sincronizado em relação ao estresse negativo gerado no momento da competição da modalidade. Esta pesquisa é caracterizada como um estudo exploratório de abordagem qualitativa e quantitativa, com delineamento considerado longitudinal. As participantes dessa pesquisa foram 10 atletas iniciantes da equipe de nado sincronizado da UTFPR, com faixa etária entre 7 a 14 anos, sendo escolhidas de forma intencional e a equipe técnica de nado sincronizado da UTFPR, formado por uma técnica e uma estagiária. As atletas e a equipe técnica foram avaliadas por meio de uma entrevista e as atletas também foram avaliadas por meio de um questionário denominado Lista de Sintomas de Estresse Pré-Competitivo (LSSPCI). Após isso, as atletas realizaram três meses de sessões semanais de técnicas de relaxamento, como a técnica de relaxamento muscular de Jacobson, técnica de respiração, diversão e meditação. Na sequência, as atletas e a equipe técnica foram reavaliadas por meio de outra entrevista e da reaplicação do questionário para as atletas. A análise de dados ocorreu através de uma análise de conteúdo e através de uma análise estatística de média, desvio padrão e Teste t pareado. Como resultado, houve uma diminuição nos sintomas pré-competitivos relatados pelas atletas após as sessões de relaxamento, entretanto, foi observado que houve uma diferença significativa estatisticamente apenas nos sintomas fisiológicos. Concluiu-se com essa pesquisa, que as técnicas de relaxamento podem diminuir os sintomas de estresse pré-competitivo, melhorar a convivência entre elas e entre a equipe técnica. Aumentando simultaneamente o rendimento da atleta durante os treinamentos e consequentemente melhorando o desempenho nas competições. Observou-se que as técnicas para controle de estresse podem atuar como uma estratégia para intervenção em situações de estresse e de suas consequências no desempenho esportivo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Stadnik, Adriana Maria Wan
dc.contributor.referee1Stadnik, Adriana Maria Wan
dc.contributor.referee2Rodacki, Cintia de Lourdes Nahhas
dc.contributor.referee3Dall'Acqua, Josiette Barchik Lunkmoss
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
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