Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodriguez, Cristiano Copetti
dc.date.accessioned2020-11-11T12:56:28Z-
dc.date.available2020-11-11T12:56:28Z-
dc.date.issued2018-06-06
dc.identifier.citationRODRIGUEZ, Cristiano Copetti. Atividade física, aptidão física e desempenho acadêmico em adolescentes de Curitiba-PR. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7889-
dc.description.abstractThe relationship between physical activity, physical fitness and academic achievement has been a subject of debate lately. Scientific evidence seems to support a positive association between those variables. Even though the number of papers published in the area of study are rising, most of them are from developed countries and it might not show the same outcome for developing countries. The aim of this research is to test the association of physical activity, physical fitness and academic achievement for senior year high school adolescents in a private school in Curitiba-PR. Physical fitness was measured through four tests of FITNESSGRAM®. In order to measure academic achievement, a simulated test was administrated in the school. Final scores of physical activity, physical fitness, socioeconomic status and body mass index were calculated for data analysis. Results suggest a positive correlation between academic achievement and fitness (r= 0,230; p<0,05). Splitting the analysis by sex the positive correlation of fitness and academic achievement has been maintained significant just for girls (r=0,266; p<0,05). In conclusion, physical fitness is positively correlated good academic achievement scores for girls, showing that studying might not be the only variable related to good academic scores. Mainly for girls, higher physical fitness can help a student to get good academic test scores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectAdolescentes - Curtiba (PR)pt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical fitnesspt_BR
dc.subjectAcademic achievementpt_BR
dc.subjectTeenagers - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPhysical education and trainingpt_BR
dc.titleAtividade física, aptidão física e desempenho acadêmico em adolescentes de Curitiba-PRpt_BR
dc.title.alternativePhysical activity, physical fitness and academic achievement in adolescents from Curitiba-PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA relação entre atividade física, aptidão física e desempenho acadêmico tem se tornado cada vez mais uma área de estudos emergente. Evidencias indicam uma associação positiva entre as variáveis. Não obstante o crescente número de publicações na área, grande parte é originária de países desenvolvidos, o que não reflete, necessariamente, a realidade de países em desenvolvimento. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar a correlação entre atividade física e/ou aptidão física e desempenho acadêmico de escolares do último ano do ensino médio de uma escola particular em Curitiba-PR. A aptidão física foi avaliada por meio de quatro testes da bateria FITNESSGRAM®. Os níveis de atividade física foram medidos por meio do Questionário de Baecke. Para mensurar o desempenho acadêmico foi utilizado o escore de teste simulado do ENEM aplicado pela instituição de ensino dos avaliados. Foi utilizada a soma dos escores-padrão de cada componente de aptidão para obter um escore global de aptidão física. Após verificar a normalidade dos dados, foi realizado o teste de correlação de Pearson entre indicadores de desempenho acadêmico, aptidão física e atividade física. Os resultados sugerem uma correlação positiva entre desempenho acadêmico e aptidão física (r=0,230; p<0,05). Ao estratificar as análises por sexo, a correlação positiva entre aptidão física e desempenho acadêmico manteve-se significante somente para as meninas (r=0,266; p<0,05). Conclui-se que a aptidão física está positivamente correlacionada a um bom desempenho acadêmico das meninas, portanto, bons resultados no vestibular podem depender do estudo sistemático e de bons níveis de aptidão física, principalmente para meninas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Chaves, Raquel Nichele de
dc.contributor.referee1Chaves, Raquel Nichele de
dc.contributor.referee2Fermino, Rogério César
dc.contributor.referee3Camargo, Edina Maria de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2018_1_08.pdf863,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.