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dc.creatorPetry, Gabi Juliane
dc.date.accessioned2020-11-11T12:56:22Z-
dc.date.available2020-11-11T12:56:22Z-
dc.date.issued2018-06-06
dc.identifier.citationPETRY, Gabi Juliane. Natação e bem-estar subjetivo. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7887-
dc.description.abstractSwimming is one of the most complete sports that provides benefits for both health and psychological well-being. It is characterized by cyclic movements in which the body moves as a whole. In swimming classes, the teacher must create a safe and motivating environment taking into account the individuality of each student aiming to promote among other things the well-being. One of the ways to evaluate people's quality of life is to evaluate the subjective well-being that is related to satisfaction with life and to the positive and negative aspects experienced. This study examined the effects of a swimming program on the perception of subjective well-being and life satisfaction in beginner adults in swimming. 50 people participated by invitation and willingness. Treatment consisted of 45-minute swimming classes with varying weekly frequency depending on the participant's choice. The follow-up period was three months. For the evaluation of subjective well-being, two self-reported scales were used: the PANAS-VRP Scale to measure the affective dimension (positive and negative affects) and the Life Satisfaction Scale to measure the cognitive dimension. The analysis of the results showed that there was a significant improvement in two items of the positive affects and in the general positive score, the same did not occur with the negative affects where there were no differences. The life satisfaction scale improved significantly in four of its five items beyond the overall score. The results suggest that the program proposed in this study influenced subjective well-being in a positive way. However, other factors that may influence this perception have not been controlled.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSwimmingpt_BR
dc.subjectSatisfactionpt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectPhysical education and trainingpt_BR
dc.titleNatação e bem-estar subjetivopt_BR
dc.title.alternativeSwimming and subjective well-beingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA natação é um dos esportes mais completos que proporciona benefícios tanto para a saúde quanto para o bem-estar psicológico. Caracteriza-se por movimentos cíclicos em que o corpo se movimenta como um todo. Nas aulas de natação o professor deve criar um ambiente seguro e de motivação levando em consideração a individualidade de cada aluno visando promover entre outras coisas o bem-estar. Uma das formas de avaliar a qualidade de vida das pessoas é avaliando o bemestar subjetivo que está relacionado com a satisfação com a vida e com os aspectos positivos e negativos vivenciados. Este estudo analisou os efeitos de um programa de natação na percepção do bem-estar subjetivo e na satisfação com a vida em adultos iniciantes na natação. Participaram 50 pessoas, por convite e voluntariedade. O tratamento consistiu de aulas de natação de 45 minutos com frequência semanal variada dependendo da escolha do participante. O período de acompanhamento foi e três meses. Para a avaliação do bem-estar subjetivo foram utilizadas duas escalas auto relatadas, a Escala de PANAS-VRP para medir a dimensão afetiva (afetos positivos e negativos) e a Escala de Satisfação de Vida para medir a dimensão cognitiva. A analise dos resultados mostrou que houve uma melhora significante em dois itens dos afetos positivos e no escore geral positivo, o mesmo não ocorreu com os afetos negativos onde não houve diferenças. A escala de satisfação com a vida melhorou de forma significante em quatro dos seus cinco itens além do escore geral. Os resultados sugerem que o programa proposto neste estudo influenciou o bem-estar subjetivo de forma positiva. Contudo, outros fatores que podem influenciar essa percepção não foram controlados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Añez, Ciro Romelio Rodriguez
dc.contributor.referee1Añez, Ciro Romelio Rodrigues
dc.contributor.referee2Chaves, Raquel Nichele de
dc.contributor.referee3Dall Acqua , Josiette Barchik Lunkmoss
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
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