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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDomingues, Fernanda
dc.date.accessioned2020-11-11T12:18:25Z-
dc.date.issued2014-08-06
dc.identifier.citationDOMINGUES, Fernanda. Redesign de livro didático infantil para a rede pública de ensino. 2014. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7786-
dc.description.abstractThis work is aimed at reproject book of basic childhood education aimed at the inclusion of visually impaired, exploring graphic devices that work interaction and multisensory learning. Moreover, it also intends to study the integration and the development of materials for the blind, in addition to project without losing focus on the feasibility of the project within the schools. The research was conducted in two phases: theoretical and practical. At first, a literature review in which it was obtained fundamental data regarding visual impairment, processes of inclusion and learning in schools, educational resources and employees information regarding braille system and technical standards for writing and printing was performed. The second part can be to split up in: field research, analysis and implementation of similar new copy. Within the field research, and the observation of the environment in which the studied object is inserted, it was possible to conduct interviews with educators and visually impaired students. The main issues addressed and considered for the insertion of a new graphical model were better adaptation of content, figure and printing for blind from new studies on existing tactile graphics devices. From the choice of a book in Braille to be adapted, was given a downgrade in interviews both in terms of content and adaptation of images and graphic design as a whole. So, from these findings, surveys and interviews, it was possible to initiate the development of a new graphic design. First, we sought to new title with updated content. The final design resulted in a volume consisting entirely written in braille, trying to focus mainly on developments concerning Ares content navigation and tactile adaptation of figures, which received relief according to your needs, and assist in educational experience as a whole. Also produced supplementary materials based on magnetic geometric shapes, plus book in ink in which the teacher could assist in reading the full content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectCrianças deficientes - Educaçãopt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectBraille (Sistema de escrita)pt_BR
dc.subjectLivros para cegospt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectChildren with disabilities - Educationpt_BR
dc.subjectPeople with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectBraillept_BR
dc.subjectBraille bookspt_BR
dc.titleRedesign de livro didático infantil inclusivo para a rede pública de ensinopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho vem com o objetivo de reprojetrar livro de educação infantil básica visando a inclusão de deficientes visuais, explorando artifícios gráficos que trabalhem a interação e aprendizagem multissensorial. Além disso, pretende-se também estudar a inserção e o desenvolvimento de materias destinados a cegos, além de se projetar sem perder de foco a viabilização do projeto dentro das escolas. A pesquisa realizou-se em duas fases: teórica e prática. Na primeira, foi realizada revisão de literatura na qual obteve-se dados fundamentais em relação à deficiência visual, processos de inserção e aprendizagem nas escolas, recursos educacionais empregados e informações relativas ao sistema braille e normas técnicas para sua escrita e impressão. A segunda parte pode-se dividir em: pesquisa de campo, análise de similares e execução de novo exemplar. Dentro da pesquisa de campo, além da observação do ambiente na qual o objeto estudado está inserido, foi possível realizar entrevistas com educadores e alunos deficientes visuais. Os principais pontos abordados e considerados para a inserção de um novo modelo gráfico foram uma melhor adaptação do conteúdo, figura e impressão para quem não enxerga, a partir de novos estudos sobre artifícios gráficos táteis existentes. A partir da escolha de um livro em braille a ser adaptado, foi conferido em entrevistas sua desatualização tanto em relação ao conteúdo quanto adaptação de imagens e projeto gráfico como um todo. Então, a partir de tais conclusões, pesquisas e entrevistas, foi possível dar início a elaboração de um novo projeto gráfico. Primeiramente, procurou-se novo título com conteúdo atualizado. O projeto final resultou em um volume constituído por escrita inteiramente em braille, procurando- se focar em evoluções principalmente relativas às áres de navegação de conteúdo e adaptação tátil de figuras, as quais receberam relevo de acordo com sua necessidade, além de ajudar na experiência educacional como um todo. Produziu-se também material complementar baseado em formas geométricas magnéticas, além de livro em tinta no qual o professor pudesse auxiliar na leitura do conteúdo integral.pt_BR
dc.description.embargo5000-
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Licheski, Laís Cristina
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
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