Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndre, Liziane
dc.date.accessioned2020-11-11T12:00:07Z-
dc.date.available2020-11-11T12:00:07Z-
dc.date.issued2018-06-19
dc.identifier.citationANDRE, Liziane. O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7660-
dc.description.abstractThe current communication market points to a significant gap between organizations and their audiences, especially in the face of the overload of circulating messages in the numerous media available. Storytelling has contributed to companies being able to approach their audiences and attract their attention through narratives. It is a technique that is called by the act of storytelling and create relevant content that facilitates the connection with the interlocutor and the differentiation between the competitors. This monograph tries to analyze the use of storytelling in the educational segment, through two selected case studies, to understand how the narratives are used strategically in organizations that work with education, in the form of audiovisual products. Such analyzes will be guided by the qualitative methodology of greimasian semiotics, and based on the theories of Joseph Campbell, Adilson Xavier e Castro and McSill, regarding the narrative structure followed by storytelling, as well as the identification generated through the characters and the connection established with the consumers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNarrativas digitaispt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica) - Recursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectCommunication in organizationspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDigital storytellingpt_BR
dc.subjectNarration (Rhetoric) - Audio-visual aidspt_BR
dc.titleO storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO mercado de comunicação atual aponta para uma lacuna significativa entre as organizações e seus públicos, principalmente diante da sobrecarga de mensagens circulantes nas inúmeras mídias disponíveis. O storytelling tem contribuído para que as empresas possam se aproximar de seus públicos e atrair sua atenção através de narrativas. É uma técnica que se denomina pelo ato de contar histórias e criar conteúdos relevantes que facilitam a conexão com o interlocutor e a diferenciação entre os concorrentes. Essa monografia procura analisar o uso do storytelling no segmento educacional, por meio de dois estudos de caso selecionados, a fim de compreender como as narrativas são utilizadas estrategicamente em organizações que trabalham com educação, sob a forma de produtos audiovisuais. Tais análises serão guiadas pela metodologia qualitativa da semiótica greimasiana, e embasadas pelas teorias de Joseph Campbell, Adilson Xavier e Castro e McSill, a respeito da estrutura narrativa seguida pelo storytelling, bem como a identificação gerada por meio dos personagens e a conexão estabelecida com os consumidores.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Juliana Pereira de
dc.contributor.referee1Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.contributor.referee2Lemos, Anuschka Reichmann
dc.contributor.referee3Lima, Marcelo Fernando de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programComunicação Organizacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Comunicação Organizacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMORG_2018_1_04.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.