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dc.creatorAzeredo, Rafaela Francys
dc.date.accessioned2020-11-11T11:48:04Z-
dc.date.available2020-11-11T11:48:04Z-
dc.date.issued2018-06-12
dc.identifier.citationAZEREDO, Rafaela Francys. Escola inclusiva: espaços para a promoção do desenvolvimento de deficientes intelectuais. 2018. 165 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7604-
dc.description.abstractResearch that seeks the design of an architectural project of a School-Clinic for people who have mental disorders in order to include them in the wider society in several ways. For example: Pedagogical, sporting, professional or artistic. First, it was necessary to know what mental disorders is and how people behave with it. Then, it was essential to understand the conception of inclusion. If it is possible to improve the performance of mental disabled student, it will be crucial to show the main means to include these people in society. The best way to develop these people is through the constant contact with other individuals as full time as part time schools that it is used to be in these special schools. It obtains two main concepts that support this work the individuals with disabilities and their inclusion. It was necessary to understand if the architecture could help integrating these two concepts and find which architectural elements would improve the development of them. At first, the bibliographic study was enough to answer some of the questions, however, a more in-depth research was needed throughout the work, which made important the on-site visits, the interviews in special schools, the questionnaires applied, mapping of public and private special schools in Curitiba and the Metropolitan Region in addiction the regular schools that attend these children as well. In conclusion the architecture is fundamental in the development of these individuals. A place was chosen for the intervention and a needs program was developed. Besides that, an ideal sectorisation was developed in order to project a complete easily accessible school-clinic inclusive for their students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDeficientes mentaispt_BR
dc.subjectEscolas - Sinais e sinalizaçãopt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectPeople with mental disabilitiespt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectSocial integrationpt_BR
dc.subjectResocializationpt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.titleEscola inclusiva: espaços para a promoção do desenvolvimento de deficientes intelectuaispt_BR
dc.title.alternativeInclusive school: spaces to promote the development of intellectual disabilitiespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento desta pesquisa visa subsidiar a concepção de um projeto arquitetônico de uma escola-clínica para deficientes intelectuais, com o objetivo de incluí- los na sociedade, seja de maneira pedagógica, esportiva, profissional ou artística. Para a criação de tal projeto, entretanto, foi necessário o conhecimento do que é deficiência intelectual e como as pessoas se comportam com tal problemática. Depois, partiu-se para a compreensão do que é de fato inclusão, se ela pode melhorar o desempenho de um deficiente intelectual e se sim, mostrar os principais meios para incluir essas pessoas na sociedade. Levando sempre em consideração a melhor maneira para aquele indivíduo se desenvolver, quer seja no convívio constante com outras pessoas, como no caso da frequência em escolas regulares ou em apenas alguns momentos específicos, como é praticado nas escolas especiais. Com isto, desenvolveram-se os dois principais conceitos que embasam o trabalho, ou seja, o deficiente intelectual e a sua inclusão, foi preciso entender se a arquitetura poderia auxiliar na junção desses dois conceitos e através de quais elementos arquitetônicos o desenvolvimento do indivíduo deficiente poderia ser aliado às demais ferramentas médicas e sociais. A princípio, o estudo bibliográfico bastou para responder algumas das perguntas, todavia, foi necessário uma pesquisa mais aprofundada ao longo do trabalho, o que tornou importante as visitas in loco, as entrevistas nas escolas especiais, os questionários aplicados às pessoas próximas aos deficientes, além do mapeamento das escolas que atendem esse público específico. Concluindo que a arquitetura é fundamental no desenvolvimento desses alunos e o que é preciso para realizar tal feito, foi escolhido o terreno em frente ao terminal do SITES para a intervenção e elaborado um programa de necessidades, além de uma setorização coerente com os preceitos estudados na revisão bibliográfica, de forma a criar uma escola-clínica completa, de fácil acesso e inclusiva aos seus alunos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, Karina Scussiato
dc.contributor.referee1Batista, Fabio Domingos
dc.contributor.referee2Jorge, Debora Rocha Faria
dc.contributor.referee3Prestes, Marcia Ferreira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

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