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dc.creatorSchadeck, Regina
dc.date.accessioned2020-11-11T11:46:51Z-
dc.date.available2020-11-11T11:46:51Z-
dc.date.issued2015-12-11
dc.identifier.citationSCHADECK, Regina. Museu ferroviário do Paraná: requalificação do depósito das locomotivas da RFFSA, memória da arquitetura industrial de Curitiba. 2015. 150 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7567-
dc.description.abstractThis end-of-graduation-course paper presents a conceptual and historic approach about the urban development in the world, in Brazil and in Curitiba/PR, from the of railways and train stations. A physical and space profile of the Rebouças District is made, delimiting the intervention’s area: the RFFSA’s train warehouse. The old industrial district scenario transformations are described, being through an ongoing process of changing in the last two centuries. There are studied themes about the industrial buildings’ configuration, the economic cycles, the expansion of the district and the railways, the Agache Plan’s contradictions, the loss of the industrial district’s characteristic, the reasons of the local landscape emptying and its stagnation and the new city zoning delimitations. There are also approached subjects relative to the industrial architecture and the railroad heritage inside the context of these building’s appreciation and preservation, by protective principles of restoration and legal instruments of protection of historic buildings. There is clarified the need to reverse the degradation of old industrial abandoned areas through restoration and revitalization interventions. In several countries, architects and urban planners are presenting requalification solutions, with new-use proposals, following contemporary trends and concepts, aiming to rescue the industrial architecture and culture values. Basing on the listed Case Studies, it is clear how architectural interventions are urban developing and improvements, requalifing underused spaces. These parametes subsidize the initial guidelines, conceptual maps and the presentation of the area where is intended to be developed the project of the TRAIN WAREHOUSE’S REQUALIFICATION, aiming to recover the city railway cultural and industrial heritage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFerrovias - Históriapt_BR
dc.subjectArquitetura industrialpt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectLocomotivaspt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectRailroads - Historypt_BR
dc.subjectArchitecture, Industrialpt_BR
dc.subjectCultural property - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectLocomotivespt_BR
dc.subjectRailroadspt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.titleMuseu ferroviário do Paraná: requalificação do depósito das locomotivas da RFFSA, memória da arquitetura industrial de Curitibapt_BR
dc.title.alternativeParaná railway museum: federal train warehouse's requalification, memory of Curitiba's industrial architecturept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma abordagem histórica e conceitual sobre o desenvolvimento urbano no mundo, no Brasil e em Curitiba/PR, a partir da construção de estradas de ferro e Estações Ferroviárias. Faz-se um recorte físicoespacial no Bairro Rebouças, delimitando a área de intervenção: Depósito de Locomotivas da RFFSA. Descreve as transformações do cenário do antigo bairro industrial, sofrendo permanente processo de modificações nos últimos dois séculos. São tratados temas sobre a configuração das edificações industriais, os ciclos econômicos, a expansão do bairro e das Linhas Ferroviárias, as contradições do Plano Agache, a descaracterização industrial do bairro, as razões do esvaziamento da paisagem local e sua estagnação e as novas delimitações do zoneamento urbano. Também aborda assuntos pertinentes à arquitetura industrial e patrimônio ferroviário dentro do contexto de valorização e preservação desses bens, por meio de princípios protetivos de restauro e por instrumentos legais de tutela de bens históricos. Esclarece sobre a necessidade da reversão dos quadros de degradação de antigas áreas industriais em vias de abandono, através de intervenções de restauração e revitalização. Em diversos países, arquitetos e urbanistas têm apresentado soluções de requalificação, com propostas de novos usos seguindo tendências e conceitos contemporâneos, visando resgatar os valores da arquitetura e cultura industrial. Tendo como base os estudos de casos elencados, percebem-se como intervenções arquitetônicas são instrumentos de desenvolvimento e melhorias urbanas, requalificando espaços subutilizados. Estes parâmetros subsidiam as diretrizes iniciais, mapas conceituais e a apresentação da área onde se pretende desenvolver o projeto de REQUALIFICAÇÃO DO DEPÓSITO DE LOCOMOTIVAS DA RFFSA, a fim de recuperar o patrimônio cultural e industrial ferroviário na cidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira, Cíntia Negrão
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Giceli Portela Cunico de
dc.contributor.referee1Andrade, Rivail Vanin de
dc.contributor.referee2Yamamoto, Isuru
dc.contributor.referee3Dudeque, Irã José Taborda
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

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