Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Diego Gonçalves dos
dc.date.accessioned2020-11-11T11:27:27Z-
dc.date.available2020-11-11T11:27:27Z-
dc.date.issued2015-12-18
dc.identifier.citationSANTOS, Diego Gonçalves dos. Estrutura de mercado e estratégias das firmas: o caso da indústria avícola brasileira. 2015. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7524-
dc.description.abstractThe Brazilian agribusiness sector accounted for about 23% of the composition of the national GDP in 2014. Among the markets of this sector is the chicken meat market, a market that has been growing in recent years and allowed Brazil to reach the first position among exporting countries . The problem mentioned in this work was the characterization of the structure and strategies in the poultry industry after 2008, a year before the creation of Brazil Foods SA, as this was remarkable for the market to join Sadia and Perdigão, two companies that already have a strong name in the market. Therefore, based on the components of the structure and behavior of the model Structure, Behaviour and Performance proposed by Scherer and Ross (1990). It is an applied research, qualitative and descriptive with the use of bibliographic and documentary research procedures. Among the results achieved it has been possible to identify the meat market consists of a large number of companies, but dominated by large refrigerators which control every stage of the production chain, which has a strong presence of vertical integration also the market shows main barriers to entry the initial cost of production and economies of scale. Regarding the strategies we observed a significant increase in acquisition strategies, merger and partnership beyond the search for greater differentiation in the products offered in the past seven years.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIndústria avícolapt_BR
dc.subjectOrganização industrial (Teoria econômica)pt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectAves - Criaçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectPoultry industrypt_BR
dc.subjectIndustrial organization (Economic theory)pt_BR
dc.subjectBusiness planningpt_BR
dc.subjectAviculturept_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleEstrutura de mercado e estratégias das firmas: o caso da indústria avícola brasileirapt_BR
dc.title.alternativeMaket structure and strategies fo firms: the case of the brazilian poultry industrypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO setor agroindustrial brasileiro representou cerca de 23% da composição do PIB nacional em 2014. Entre os mercados desse setor está o mercado de carne de frango, mercado que tem apresentado crescimento nos últimos anos e possibilitou ao Brasil alcançar a primeira posição entre os países exportadores. O problema que tratou esse trabalho foi a caracterização da estrutura e das estratégias na indústria avícola após 2008, um ano antes da criação da Brasil Foods S.A., visto que esse foi um fato marcante para o mercado ao se unirem Sadia e Perdigão, duas empresas que já possuíam um nome forte no mercado. Para isso, baseou-se nos componentes da estrutura e conduta do modelo Estrutura, Conduta e Desempenho proposto por Scherer e Ross (1990). Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva com o uso dos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Entre os resultados alcançados foi possível identificar que o mercado de carne é composto por um grande número de empresas, mas dominado por grandes frigoríficos os quais controlam todas as fases da cadeia produtiva, a qual possui forte presença de integração vertical, além disso, o mercado apresenta como principais barreiras à entrada o custo inicial de produção e as economias de escala. Em relação às estratégias observou-se um aumento expressivo das estratégias de aquisição, fusão e parceria além da busca por uma maior diferenciação nos produtos oferecidos nos últimos sete anos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Meza, Maria Lúcia Figueiredo Gomes de
dc.contributor.referee1Meza, Maria Lúcia Figueiredo Gomes de
dc.contributor.referee2Torres, Ricardo Lobato
dc.contributor.referee3Silva, Christian Luiz da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ADM_2015_2_04.pdf683,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.