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dc.creatorTaira, Gabriel Mamoru Nakamura
dc.date.accessioned2020-11-10T19:50:04Z-
dc.date.available2020-11-10T19:50:04Z-
dc.date.issued2016-06-14
dc.identifier.citationTAIRA, Gabriel Mamoru Nakamura. Percepção do usuário em aplicações de realidade aumentada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7405-
dc.description.abstractRecent technological advances have provided devices that enable the integration between real and virtual elements of the scene. Augmented Reality (AR) technics enables the user to maintain his sense of presence inside the virtual environment and can interact with virtual objects. Many of AR applications run on desktop PCs or notebook computers in which is performed the capture of the scene by a conventional webcam. In these applications, the system shows the AR environment within a window (the screen) to users. Camera pose and position estimation is important since the local in which we capture the scene can affect the accuracy of tasks. The objective of this research is apply subjective experiments to find the best camera pose and position setting in AR applications that running on desktops.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectProjeto experimentalpt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectExperimental designpt_BR
dc.titlePercepção do usuário em aplicações de realidade aumentadapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos proporcionaram recursos que permitem a integração entre elementos reais e virtuais em uma cena. A Realidade Aumentada (RA) possibilita que o usuário mantenha o senso de presença no mundo real e possa interagir com objetos virtuais. Muitas das aplicações de RA são executadas em desktops ou notebooks em que a captura da cena é realizada por meio de webcam. Nessas aplicações, o ambiente aumentado é visualizado na tela. O posicionamento da câmera é fator importante nessas aplicações, uma vez que a posição e o ângulo em que a cena é capturada pode afetar a precisão nas tarefas realizadas. O objetivo desta pesquisa é, por meio de experimentos subjetivos, encontrar as melhores posição e ângulo para ajuste da câmera em aplicações de RA executadas em desktops.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Sanches, Silvio Ricardo Rodrigues
dc.contributor.referee1Sanches, Silvio Ricardo Rodrigues
dc.contributor.referee2Damasceno, Eduardo Filgueiras
dc.contributor.referee3Paschoal, Alexandre Rossi
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
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