Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValério, Débora Cristina de Souza
dc.date.accessioned2020-11-10T19:44:24Z-
dc.date.available2020-11-10T19:44:24Z-
dc.date.issued2016-06-07
dc.identifier.citationVALÉRIO, Débora Cristina de Souza. O processo de escolha do tema de um projeto de modelagem em um curso de licenciatura em matemática pelas lentes da educação matemática: um estudo de caso na UTFPR/CP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7368-
dc.description.abstractThis study aimed to understand which aspects can influence the students of Mathematics Degree Course in the theme choice of a mathematical modeling project, as they are responsible for that decision and how they develop these projects from this choice. This is a qualitative research and is characterized as a case study, since it aimed at the investigation of a case delimited and contextualized in time and place. Data were bibliographic materials (projects and worksheets) produced by the students of the Mathematics Degree Course from the Federal Technological University of Paraná, Campus Cornélio Procópio, during the subject of Mathematical Modeling in the second semester 2015. They were carried out, also, interviews and a questionnaire with these students. We seek to identify the motivations that students are to conduct the process of mathematical modeling and also how to organize ideas for the construction of this issue of the selection process and the project. As regards the results obtained from our analysis, we can say that the groups liked and considered important the proposal to choose the theme of the modeling project. We also note commitment and dedication of the students involved. As for the dimensions found in the choices of topics were discussed by Herminio (2009), which are: Personal Dimension, Social Critical Dimension, Word Professor Dimension and Mathematics Dimension. We accredit that this research can contribute to enlarge and strengthen the research area Mathematical Modeling in Mathematics Education, and especially for research that strive to understand the process of choosing the theme and its consequences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectModelyngpt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.titleO processo de escolha do tema de um projeto de modelagem em um curso de licenciatura em matemática pelas lentes da educação matemática: um estudo de caso na UTFPR/CPpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta investigação buscou compreender quais aspectos podem influenciar os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática na escolha do tema de um projeto de Modelagem Matemática, quando eles são os responsáveis por essa decisão e como eles desenvolvem esses projetos a partir desta escolha. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e caracteriza-se como um estudo de caso, já que visou a investigação de um caso delimitado e contextualizado em tempo e lugar. Os dados analisados foram os materiais bibliográficos (projetos e fichas de trabalho) produzidos pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio, durante a disciplina de Modelagem Matemática, no segundo semestre letivo de 2015. Foram realizadas, também, entrevistas e um questionário com esses alunos. Buscamos identificar quais as motivações que os alunos encontram para conduzirem o processo de Modelagem Matemática e também como organizam as ideias para a construção desse processo de escolha do tema e do projeto. No que se refere aos resultados obtidos, a partir da nossa análise, podemos afirmar que os grupos gostaram e consideraram importante a proposta de escolherem o tema do projeto de Modelagem. Observamos, também, empenho e dedicação dos educandos envolvidos. Quanto às dimensões encontradas nas escolhas dos temas, foram as discutidas por Hermínio (2009), que são: Dimensão pessoal, Dimensão Sócio Crítica, Dimensão Palavra do Professor e Dimensão Matemática. Acreditamos que esta investigação pode contribuir para ampliar e fortalecer a área de pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática, e, sobretudo, para as pesquisas que se esforçam em compreender o processo de escolha do tema e seus desdobramentos.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalez, Mirian Maria Andrade
dc.contributor.referee1Gonçalez, Mirian Maria Andrade
dc.contributor.referee2Justulin, Andresa Maria
dc.contributor.referee3Fontanini, Maria Lucia Carvalho
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2016_1_03.pdf973,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.