Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Lucas Ferreira
dc.date.accessioned2020-11-10T19:44:16Z-
dc.date.available2020-11-10T19:44:16Z-
dc.date.issued2014-11-25
dc.identifier.citationGOMES, Lucas Ferreira. Uma reflexão a respeito de algumas concepções acerca da Matemática e o seu ensino apresentadas por professores que atuam na educação básica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7361-
dc.description.abstractThis paper seeks to reflect on some conceptions of mathematics and its teaching given by teachers working in Primary Education (final years of elementary school and high school). The research carried out qualitatively, was developed with teachers working in public schools in the region of Cornélio Procópio, and the data collection was developed through semi-structured interviews and the analysis was based on the assumptions of Content Analysis. The purpose of investigating these conceptions is that, according to some researchers in the field of mathematics education, they influence the way educators will teach mathematics, in the actions of teachers are mediated by concepts, so this knowledge is relevant and should be studied and analyzed. From this research it was possible to perceive some limitations in these knowledge, showing that training actions are needed to enable these individuals to broaden these knowledge, thus contributing to the development of their teaching practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectErudiçãopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearning and scholarshippt_BR
dc.titleUma reflexão a respeito de algumas concepções acerca da matemática e o seu ensino apresentadas por professores que atuam na educação básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho procura fazer uma reflexão a respeito de algumas concepções de Matemática e seu ensino apresentadas por professores que atuam na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). A investigação realizada, de forma qualitativa, foi desenvolvida com professores que atuam na rede pública de ensino na região de Cornélio Procópio, a coleta dos dados se desenvolveu por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise se deu a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. O objetivo de se pesquisar estas concepções é que, segundo alguns pesquisadores da área da Educação Matemática, elas influenciam na maneira como os educadores irão ensinar Matemática, isto é, as ações dos professores são mediadas pelas concepções, por isto estes saberes são relevantes e devem ser estudados e analisados. A partir desta pesquisa foi possível perceber algumas limitações nestes saberes, evidenciando que são necessárias ações formadoras que possibilitem estes sujeitos ampliarem estes saberes, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de suas práticas docentes.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.contributor.referee1Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Dalto, Jader Otavio
dc.contributor.referee3Motta, Marcelo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2014_2_03.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.