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dc.creatorSantos, Raphael Peres Correia dos
dc.date.accessioned2020-11-10T19:44:11Z-
dc.date.available2020-11-10T19:44:11Z-
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationSANTOS, Raphael Peres Correia. Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7356-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectModelyngpt_BR
dc.titleEtnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNo ano de 2002, o artigo “Água e óleo: modelagem e etnomatemática? ”, de Pedro Paulo Scandiuzzi, levantou, no meio acadêmico, uma discussão acerca das possíveis relações entre a modelagem matemática e a etnomatemática. Em resposta a ele, em 2003, os autores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram o artigo “Vinho e queijo: Etnomatemática e Modelagem! ”, que se contrapõe ao primeiro. Diante disso, temos como objetivo apresentar os entendimentos de pesquisadores da Educação Matemática sobre haver ou não relação entre modelagem matemática e etnomatemática. Para isso, realizamos algumas entrevistas, por meio de questionário enviado por e-mail, e analisamos as respostas utilizando os procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva. Concluímos que todos os entrevistados identificam relações entre etnomatemática e modelagem matemática, sendo que alguns deles explicitam que essas relações podem ocorrer em sala de aula e alguns que essas relações dependem das concepções que se tem de ambas. Cinco desses entrevistados ressaltam a diferença entre elas, sendo que dois deles pontuam a diferença em sala de aula e dois deles a diferença pela concepção.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
dc.contributor.referee1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
dc.contributor.referee2Gonçalez, Mirian Maria Andrade
dc.contributor.referee3Justulin, Andresa Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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