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dc.creatorCallado, Raphael Tavares
dc.date.accessioned2020-11-10T18:21:10Z-
dc.date.available2020-11-10T18:21:10Z-
dc.date.issued2016-06-02
dc.identifier.citationCALLADO, Raphael Tavares. Avaliação comparativa do ciclo de vida de materiais usados em blocos de motor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7235-
dc.description.abstractInherent decisions to the development of new products are of great responsibility. With markets more demanding about perfomance and sustainability, companies look for alternatives to keep their product's competitivity, hence analysis of materials and processes is essential to their objective's achievements. This paper questions, from these premises, the sustainable development in the brazilian automotive industry, particularly in the intern combustion engines field, proposing the use of the Life Cycle Assessment as a comparative tool for environmental impacts. Inside this analys, data from two cylinder blocks, one made of cast iron, and other of aluminum, were collected and compared. Among the possible phases of study, the phase of extraction and production of raw materials needed for the block's production was selected. LCA methodology is based on policies from padronization agencies, like ISO 14040. Data referring to the weight of the cast iron block weight were found in the literature, and for the aluminum block, the Ecoinvent 3 database was used. For the impact assessment the method chosen was the ReCiPe, middle point. The observed results have shown the aluminum block had minor impacts when compared to the cast iron block, due to the extraction type of raw materials and metal making. Regarding the impact categories, the indicator marine ecotoxicity standed for the highest emissions to both of the blocks. Other indicators of great discrepancy were freshwater ecotoxicity and human toxicity, all favoring aluminum. It was concluded that the aluminum engine block has great ambiental advantages and possibly economical ones when compared to the cast iron engine block. The result of this paper illustrated the potential of aluminum as automotive material, bringing benefits to industry and applying sustainable development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiclo de vida do produtopt_BR
dc.subjectAlumíniopt_BR
dc.subjectFerro fundidopt_BR
dc.subjectProduct life ciclept_BR
dc.subjectAluminiumpt_BR
dc.subjectCast-ironpt_BR
dc.titleAvaliação comparativa do ciclo de vida de materiais usados em blocos de motorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs decisões inerentes ao desenvolvimento de novos produtos são de grande responsabilidade. Com mercados cada vez mais exigentes em relação à performance e sustentabilidade, as empresas buscam alternativas para manter a competitividade de seus produtos, portanto a análise de materiais e processos é indispensável para a obtenção de seus objetivos. Este trabalho questiona, a partir destas premissas, o desenvolvimento sustentável da indústria automobilística brasileira, mais especificamente no campo dos motores de combustão interna, propondo a utilização da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) como ferramenta comparativa de impactos ambientais. Dentro desta análise, dados de dois blocos de motores, um constituído em sua maior parte de ferro fundindo e o outro de alumínio, foram coletados e confrontados. Dentre as fases possíveis de estudo, selecionou-se a fase de extração e produção das matérias-primas necessárias para a produção dos blocos. A metodologia do estudo ACV baseou-se em diretrizes de órgãos de padronização, como a ISO 14040. Os dados referentes ao peso do bloco do motor de ferro fundido foram encontrados na literatura, já para o bloco de alumínio foi utilizado o banco de dados Ecoinvent 3. Para a avaliação de impacto, foi escolhido o método ReCiPe, ponto médio. Observou-se nos resultados que o bloco de alumínio obteve impactos menores quando comparado com o bloco de ferro fundido, devido ao modo de extração de matérias-primas e o processo de fabricação do metal. Quanto às categorias de impacto, o indicador ecotoxidade marinha representou as maiores emissões para ambos os blocos. Outros indicadores de grande discrepância foram ecotoxidade de água-doce e toxidade humana, todas favorecendo o alumínio. Concluiu-se que o bloco de motor de alumínio em questão tem grandes vantagens ambientais e possivelmente econômicas quando comparado com o bloco de motor de ferro fundido. O resultado do presente trabalho ilustrou o potencial do alumínio como material automotivo, trazendo benefícios para a indústria e aplicando o desenvolvimento sustentável.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Tomadon Júnior, José
dc.contributor.referee1Tomadon Júnior, José
dc.contributor.referee2Jacometti, Márcio
dc.contributor.referee3Nardi, Carlos de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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