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dc.creatorFortunato, Ícaro Felipe Spadotto
dc.date.accessioned2020-11-10T13:22:30Z-
dc.date.available2020-11-10T13:22:30Z-
dc.date.issued2018-11-21
dc.identifier.citationFORTUNATO, Ícaro Felipe Spadotto. Proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos em escola municipal de educação infantil e ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7040-
dc.description.abstractWaste generation today represents one of the biggest threats to the environment, with millions of tonnes being produced every day around the globe. Considering that among these residues are several recyclable materials such as glass, paper, cans, among others, it is possible to reuse them and thus minimize their presence in the environment and consequently to promote a reduction of environmental pollution and also an improvement in the quality of life of the population . The present study aims to elaborate a proposal for a Solid Waste Management Plan (PGRS) for a municipal school, located in the city of Campo Mourão, Paraná, based on the principles established in the National Solid Waste Policy (PNRS) prioritizing respectively the non-generation, reduction, reuse, recycling and final disposal of this waste. For this purpose, data collection visits were initially carried out, such as the sources of waste generation, segregation methods, packaging and quantity generated. In a second moment the identification, quantification and characterization of the residues generated during a week of school were carried out, being separated manually in organic waste, recyclables and tailings, for later weighing. Based on these data, it was possible to verify that most of the waste generated during one week was organic, followed by recyclables. However, it was evidenced failures in the segregation of this waste, both by the students and by the school staff. This fact can and should be corrected by inserting environmental education in a more thorough and continuous way in the disciplines and in the school context, so that all who enjoy the environment are reached.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectLixo - Eliminaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectRefuse and refuse disposalpt_BR
dc.titleProposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos em escola municipal de educação infantil e ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA geração de resíduos hoje representa uma das maiores ameaças ao meio ambiente, sendo produzidos milhões de toneladas todos os dias ao redor do globo. Considerando que entre esses resíduos se encontram vários materiais recicláveis como vidros, papéis, latas dentre outros, é possível reaproveitá-los e assim minimizar sua presença no meio ambiente e consequentemente promover uma diminuição da poluição ambiental e também uma melhora na qualidade de vida da população. O presente estudo teve como objetivo elaborar uma proposta de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para uma escola municipal, situada na cidade de Campo Mourão, Paraná, tendo como base os princípios estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), priorizando respectivamente a não geração, a redução, a reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final destes resíduos. Para este fim, inicialmente foram realizadas visitas para coleta de dados, como as fontes de geração dos resíduos, métodos de segregação, acondicionamento e quantidade gerada. Em um segundo momento foi realizada a identificação, quantificação e caracterização dos resíduos gerados ao longo de uma semana letiva, sendo estes separados de forma manual em resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos, para uma pesagem posterior. Partindo destes dados coletados, foi possível verificar que a maior parte dos resíduos gerados ao longo de uma semana foram os orgânicos, seguidos pelos recicláveis. No entanto, foi evidenciado falhas na segregação destes resíduos, tanto pelos alunos quanto pelos funcionários da escola. Esse fato pode e deve ser corrigido inserindo a educação ambiental de maneira mais aprofundada e contínua nas disciplinas e no contexto escolar, de modo que todos que usufruem do ambiente sejam atingidospt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Morgana Suszek
dc.contributor.referee1Gonçalves, Morgana Suszek
dc.contributor.referee2Medeiros, Flávia Vieira da Silva
dc.contributor.referee3Corneli, Vanessa Medeiros
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ambientalpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTALpt_BR
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