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dc.creatorJahn, Lucas Claudir
dc.date.accessioned2020-11-09T20:29:38Z-
dc.date.available2020-11-09T20:29:38Z-
dc.date.issued2016-06-14
dc.identifier.citationJAHN, Lucas Claudir. Influência do tamanho e teor de agregado nas propriedades do concreto permeável 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6294-
dc.description.abstractThe unplanned urban expansion brings with it an increase impermeabilization of the soil surface through buildings, streets, sidewalks that end up affecting the water cycle and causing flood. An alternative to solve these problems is the construction of floors with permeable concrete that help to restoring soil infiltration capacity. This research aimed to study the influence of the size and aggregate content in pervious concrete properties used as permeable coating layer in permeable pavements. For this were performed assays with six different mixtures with varying size and proportion of aggregate in the mix. The mixture characterization was done based on the following assays: slump test, Vebe time, compressive strength, diametric compression strength, water absorption, void ratios, bulk density and dynamic modulus of elasticity through the impulse excitation technique. To determine the hydraulic conductivity (permeability) we used a variable load permeameter. From the results it was observed that the permeability coefficient of the mixtures analyzed in the study were high, above the values established by the standard NBR 16416. Regarding to resistance, all mixtures showed good performance traction in flexion, getting the minimum requirements of the standard, although the resistance to relative compression have obtained values below the minimum specified in the standard. The mixture with better performance and potential for use in permeable paving was M5B1, since the high permeability (1,27 cm / s) and minimum traction strength within the standard NBR 16416.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPavimentos de concretopt_BR
dc.subjectSolos - Absorçãopt_BR
dc.subjectPavements, Concretept_BR
dc.subjectSoil absorption and adsorptionpt_BR
dc.titleInfluência do tamanho e teor de agregado nas propriedades do concreto permeávelpt_BR
dc.title.alternativeInfluence of size and aggregates content in the properties of pervious concretept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA desordenada expansão urbana traz consigo o aumento da impermeabilização da superfície do solo através de construções, ruas, calçadas que acabam afetando o ciclo hidrológico além de causar inundações. Uma alternativa para minimizar esses problemas é a construção de pavimentos com concreto permeável que auxiliam na recuperação da capacidade de infiltração do solo. Esta pesquisa tem como objetivo estudar a influência do tamanho e teor de agregado nas propriedades do concreto permeável utilizado como camada de revestimento em pavimentos permeáveis. Para isso foram realizados ensaios em seis diferentes traços com variação do tamanho e da proporção de agregados na mistura. A caracterização das misturas foi realizada pelos ensaios de slump test, tempo Vebe, resistência à compressão axial, tração por compressão diametral, absorção de água, índices de vazios, massa específica e módulo de elasticidade dinâmico pela técnica de excitação por impulso. Também foi determinada a condutividade hidráulica (permeabilidade) utilizando um permeâmetro de carga variável. A partir dos resultados obtidos foi possível observar que os coeficientes de permeabilidade dos traços analisados foram altos, acima dos valores estabelecidos pela NBR 16416 de concreto permeável. Quanto à resistência na tração, todos os traços apresentaram valores acima do mínimo recomendado pela norma de concreto permeável, , enquanto a resistência à compressão relativa ter apresentado valores inferiores ao mínimo recomendado pela mesma norma. O traço com melhor desempenho e potencial para utilização em pavimento permeável foi o M5B1, devido à alta permeabilidade (1,27 cm/s) e resistência à tração mínima dentro da NBR 16416.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fabiana Goia Rosa de
dc.contributor.advisor-co1Macioski, Gustavo
dc.contributor.referee1Goés, Jorge Luís Nunes de
dc.contributor.referee2Fonseca, Ewerton Clayton Alves da
dc.contributor.referee3Oliveira, Fabiana Goia Rosa de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
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