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dc.creatorGarbin, Diogo
dc.date.accessioned2020-11-09T20:26:56Z-
dc.date.available2020-11-09T20:26:56Z-
dc.date.issued2013-04-08
dc.identifier.citationGARBIN, Diogo. Análise do desempenho estrutural de vigas I com mesas constituídas de madeiras reaproveitadas de batentes. 2013. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campo Mourão, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6245-
dc.description.abstractThe wood products are gaining market share in the construction industry mainly due to the possibility of use wood from planted forests, even as reduction of defects and virtues of an industrial product. I-Joists is an example of manufactured product and wood-based which has high stiffness, capacity to win large spans, lightness, affordability, easy manufacturing and offers economy of materials if compared to rectangular beams. The central idea of the work is to use a material rejected by a wood jamb distributor to produce a structural element with modernity and reliability if compared with the traditional. I-Joist is an element which in this study had the flanges made from discarded wood and web made of OSB (Oriented Strange Board). Phenol-resorcinol-formaldehyde was the resin used for the joint between the elements. This study characterizes the physical and mechanical properties of reuse material, and also structural analyses using theoretical and experimental criteria off effective stiffness and rupture of I-Joists. The theoretical results were compared with experimental to approve the viability of using recycled wood as flange on I-Joist. The laboratory tests results indicated the structural efficiency of I-Joists, there was no detachment of flange to web joint. The failure modes correlated with those presented in the literature, however, the load capacity and stiffness mostly had low correlation between experimental and estimated, therefore requiring the study of more accurate theoretical models.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectVigas de madeirapt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectReaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)pt_BR
dc.subjectWooden beamspt_BR
dc.subjectStructural analysis (Engineering)pt_BR
dc.subjectRecycling (Waste, etc.)pt_BR
dc.titleAnálise do desempenho estrutural de vigas I com mesas constituídas de madeiras reaproveitadas de batentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs produtos derivados de madeira vêm ganhando participação no mercado da construção civil principalmente devido à possibilidade de emprego de madeira proveniente de florestas plantadas, assim como a redução dos defeitos e as virtudes de um produto industrializado. As vigas de madeira em perfil I, coladas, são um exemplo de produto industrializado e derivado de madeira e apresentam características como elevada rigidez, capacidade de vencer grandes vãos, leveza, custo acessível e facilidade de produção além de oferecer economia de material se comparado com vigas de seção retangular. A ideia central do trabalho é utilizar um material rejeitado por uma distribuidora de batentes de madeira para produzir um elemento estrutural moderno e com confiabilidade comparável ao tradicional. A viga de seção I é um elemento que nesse estudo teve duas mesas feitas a partir de peças de batente descartado e alma feita de OSB (Painel de tiras de madeira orientadas). Para a ligação entre os elementos foi utilizada a resina fenol-resorcinol formaldeído. Neste trabalho foi feita a caracterização das propriedades físicomecânicas do material de reaproveitamento, e também a análise estrutural teórica e experimental através dos critérios de rigidez efetiva e de ruptura das vigas de seção I. Os resultados teóricos foram comparados com os experimentais, de modo a aprovar a viabilidade da utilização da madeira reaproveitada como mesa de vigas com perfil I. Os resultados dos ensaios experimentais indicaram a eficiência estrutural das vigas I, não havendo descolamento da ligação mesa-alma. Os modos de ruptura apresentaram correlação com os apresentados na literatura, entretanto, a capacidade de carga e principalmente a rigidez experimental tiveram baixa correlação com o estimado, assim sendo necessário o estudo de modelos teóricos mais precisos.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Góes, Jorge Luís Nunes de
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
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