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dc.creatorRibeiro, Mariana Soares
dc.date.accessioned2020-11-09T20:25:09Z-
dc.date.available2020-11-09T20:25:09Z-
dc.date.issued2016-11-28
dc.identifier.citationRIBEIRO, Mariana Soares. Software de apoio à aprendizagem para dimensionamento de vigas em madeira. 2016. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6195-
dc.description.abstractThe use of structural elements design software has become an important tool to assist in the calculation procedures, which are generally extensive. In order to computerize the design pro- cedure for wooden beams proposed by the NBR project 7190 (2011), referring to the wooden structures design, this paper presents a learning support software for the Ultimate Limit State (ULS) and Service Limit State (SLS). Therefore, we developed an algorithm in the Lazarus platform, which uses the Object Pascal language for the source code development. The pro- gramming logic used for the ULS begins with the ultimate actions combination of NBR 8681 (2003), referring to structure’s actions and security, which enables the selection of the critical combination for the remaining checks. Subsequently, the user inserts the element’s dimensions and material properties, which allows the normal stress, shear stress, supports crushing and lateral stability. For SLS, is chosen the service actions combination and then is made the arrows limits and vibrations checks. As result, it was obtained the software Timber Beams Design which is able to check bent wood elements subjected to simple straight bending, with uniform distributed load and end supported element, complying the recommendations proposed in the standard. The program offers a manual that indicates how you should proceed correctly to com- plete the flowchart. Besides being used in the school environment, it can also be used in real project situations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectVigas de madeirapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectComputer software - Developmentpt_BR
dc.subjectWooden beamspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleSoftware de apoio à aprendizagem para dimensionamento de vigas em madeirapt_BR
dc.title.alternativeLearning support software for timber beams designpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO uso de softwares para o dimensionamento de elementos estruturais tem se tornado uma importante ferramenta para auxiliar nos procedimentos de cálculo, que geralmente são extensos. A fim de informatizar o procedimento para dimensionamento de vigas em madeira proposto pelo projeto de norma da NBR 7190 (2011), referente ao projeto de estruturas de madeira, este trabalho apresenta um software de apoio à aprendizagem para realizar as verificações de Estados Limites Últimos (ELU) e Estados Limites de Serviço (ELS). Para isso, desenvolveu-se um algoritmo na plataforma Lazarus, que utiliza a linguagem Object Pascal para a elaboração do código-fonte. A lógica de programação utilizada para o ELU tem início com a combinação última das ações da NBR 8681 (2003), referente às ações e segurança nas estruturas, que possibilita a seleção da combinação crítica para as demais verificações. Posteriormente, o usuário insere as dimensões do elemento e as propriedades do material, que permite as verificações de tensão normal, tensão de cisalhamento, esmagamento nos apoios e estabilidade lateral. Para o ELS, é escolhida a combinação de serviço das ações e em seguida é feita a verificação dos limites de flecha e vibrações. Como resultado, obteve-se o software Timber Beams Design que é capaz de verificar elementos fletidos de madeira submetidos a flexão simples reta, com carregamento uniformemente distribuído e elemento biapoiado, atendendo as recomendações propostas em norma. O programa disponibiliza um manual que indica como o usuário deve proceder para que o fluxograma seja cumprido corretamente. Além de ser utilizado no ambiente escolar, também pode ser usado em situações reais de projeto.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Góes, Jorge Luís Nunes de
dc.contributor.advisor-co1Hübner, Rodrigo
dc.contributor.referee1Hübner, Rodrigo
dc.contributor.referee2Carreira, Marcelo Rodrigo
dc.contributor.referee3Rigobello, Ronaldo
dc.contributor.referee4Góes, Jorge Luís Nunes de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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