Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Maykon Rodrigues
dc.date.accessioned2020-11-09T19:45:50Z-
dc.date.available2020-11-09T19:45:50Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationALVES, Maykon Rodrigues. O processo de construções híbridas de um saber químico e seus influentes de fortalecimento em foco. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6138-
dc.description.abstractThe present work has for finality look the process to resume the knot between scientific knowledge and the scientific knowledge, in other words, how is carried out the process of estrangement and hybridization between common sense and scientific knowledge the teaching-learning process chemical concepts. It is used the focus CTS as plan of background, for development practical classes performed the teacher-researcher seeking observe and describe as the process occurs of appropriation a knowledge according with the bias presented by Mortimer and Bakhtin and the French perspective the Discourse Analysis. It also brings a discussion on some influential to make the appropriation of certain discourse gain more strength to the detriment of so many others. Not enough the moment some say if a student learned or not certain content, since believe not be the objective of this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSenso comumpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCommon sensept_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleO processo de construções híbridas de um saber químico e seus influentes de fortalecimento em focopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade observar como ocorre o processo de reatar o nó entre o saber cotidiano e o saber cientifico, ou seja, como é realizado o processo de estranhamento e hibridização entre o senso comum e o conhecimento científico no processo de ensinoaprendizagem de conceitos químicos. Utilizasse do enfoque CTS como plano de fundo, para o desenvolvimento prático das aulas realizadas pelo professor-pesquisador, buscando observar e descrever como ocorre o processo de apropriação de um conhecimento de acordo com o viés apresentado por Mortimer e Bakhtin e na perspectiva francesa da Análise de Discurso. Traz também uma discussão sobre alguns influentes que fazem com que a apropriação de determinado discurso ganhe mais força em detrimento a tantos outros. Não se chega a momento algum afirmar se um aluno aprendeu ou não determinado conteúdo, uma vez que acreditamos não ser o objetivo deste trabalho.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Pricinotto, Gustavo
dc.contributor.referee1Pricinotto, Gustavo
dc.contributor.referee2Ramos, Fernanda Peres
dc.contributor.referee3Deimling, Natália Neves Macedo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Químicapt_BR
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COLIQ_2014_2_04.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.