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Título: Síntese do biodiesel a partir do reuso de óleos de soja como possibilidade de problematização no ensino de química
Autor(es): Pereira, Evelyn Diane
Orientador(es): Marciniuk, Letícia Ledo
Palavras-chave: Gases
Biodiesel
Óleos vegetais como combustível
Ciência - Estudo e ensino
Biodiesel fuels
Vegetable oils as fuel
Science - Study and teaching
Data do documento: 27-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PEREIRA, Evelyn Diane. Síntese do biodiesel a partir do reuso de óleos de soja como possibilidade de problematização no ensino de química. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.
Resumo: Conforme estudos, quantidades significativas de compostos químicos são emitidas para a atmosfera, produzidos majoritariamente a partir de veículos automotores. Outro ponto é a crescente demanda por energia sustentável, induzindo a busca por novas fontes de energia, tal como o biodiesel, o qual pode ser sintetizado por matérias primas de baixo custo, como por exemplo, a partir do óleo residual de soja, que muitas vezes é descartado de forma inadequada, sendo considerado como um resíduo desaconselhável a ser descartado no meio ambiente. Partindo destas vertentes, tais como, combustíveis, biocombustíveis e energias renováveis, utilizouse uma tendência conhecida como Ciências, Tecnologia e Sociedade e ambiente (CTSa) a fim de sugerir, uma proposta que visasse proporcionar aos estudantes situações-problemas que por eles deviam ser resolvidas de forma democrática e cidadã. Todo esse contexto motivou a busca por metodologias de ensino e suas implicações na formação química e social destes estudantes. Partilhou-se então dos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov (Problematização Inicial (PI), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC)). (DELIZOICOV (1980; 1982; 1991)). No primeiro momento foi realizada a problematização em torno das questões ambientais, no segundo momento foram criadas hipóteses, o que levou os alunos a tomarem uma decisão e no terceiro momento, englobando os dois momentos anteriores, ocorreu à aplicação do conhecimento, sintetizando o biodiesel a partir do óleo residual de soja bem como a realização de teste de qualidade.
Abstract: As studies, significant quantities of chemical compounds are emitted into the atmosphere, mainly produced from motor vehicles. Another point is the growing demand for sustainable energy, inducing the search for new energy sources, such as biodiesel, which can be synthesized by low cost raw materials, for example, from waste soybean oil, which often it is improperly discarded, being considered inadvisable as a waste to be discarded into the environment. Based on these aspects, such as fuels, biofuels and renewable energy, the advantage of a trend known as Science, Technology and Society and Environment (CTSa) to suggest a proposal that aims at providing students with problem situations that they should be resolved in a democratic and citizen form. All this context motivated the search for teaching methodologies and its implications in chemistry and social education of these students. Then it was shared the three pedagogical moments proposed by Delizoicov (Problematization Home (PI), Knowledge Organization (OC) and Knowledge Application (CA)). (Delizoicov (1980; 1982; 1991)). The first time was carried out questioning around environmental issues, the second time chances were created which led students to make a decision and the third time covering the previous two times occurred to the application of knowledge, synthesizing biodiesel from waste oil soy and conducting quality test.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6135
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