Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLohmann, Douglas
dc.date.accessioned2020-11-09T19:10:29Z-
dc.date.available2020-11-09T19:10:29Z-
dc.date.issued2016-06-23
dc.identifier.citationLOHMANN, Douglas. Desenvolvimento e avaliação de um simulador para o ensino de eletrostática. 2016. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6023-
dc.description.abstractTools that improve the learning process of subjects related to the exact sciences, especially those that require a high level of abstraction, has been the focus of studies by many researchers. The motivation for the development of these tools occurs mainly due to the difficulties presented by the students when they are approximate these contents, which are often treated using many theoretical tools, without any relation to the everyday student. In this way, the computer has played an important role in the design and development tools that may improve the teaching-learning process. In this work we present the steps related to the use and development of a simulator applied to electrostatic content, which permits to obtain the electric field to the ring geometry, disk and line, at any point in three-dimensional space. Other physical quantities such as Electrical Force, Work and the Electrical Potential can also be obtained through this simulator. Moreover, it was also carried out a focused study on a group of higher education students about the contributions that this computational tool can provide the teaching-learning process. In this way, we can note from this work, that the use of this computational tool collaborates in the teaching-learning process in electrostatic content, but can not be considered the only tool used as a teaching strategy. We consider that the teacher’s work the most important factor in conducting mediation of this process to ensure understanding of these contents by the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Pesquisapt_BR
dc.subjectEletrostáticapt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectPhysics - Researchpt_BR
dc.subjectElectrostaticspt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de um simulador para o ensino de eletrostáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoFerramentas que auxiliam no processo de aprendizado de conteúdos relacionados às ciências exatas, principalmente aqueles que exigem alto nível de abstração, têm sido foco dos estudos de vários pesquisadores. A motivação para o desenvolvimento de tais ferramentas ocorre principalmente devido às dificuldades apresentadas pelos estudantes quando são aproximados destes conteúdos, que por muitas vezes são tratados de maneira demasiadamente teórica, sem qualquer relação com o cotidiano do aluno. Neste sentido, o computador tem desempenhado importante papel na elaboração e desenvolvimento de ferramentas que visam contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho apresentamos os passos da elaboração e do uso de um simulador aplicado ao conteúdo de eletrostática, possibilitando a obtenção do Campo Elétrico para as geometrias de anel, disco e linha de carga, em qualquer ponto do espaço tridimensional. Outras grandezas físicas como a Força Eletrostática, o Trabalho e o Potencial elétrico também podem ser obtidos por meio deste simulador. Além disso, também foi realizado um estudo focado em um grupo de alunos do ensino superior sobre as contribuições que essa ferramenta computacional pode proporcionar no processo de ensino-aprendizado. Neste sentido, verificamos que o uso desta ferramenta computacional colabora no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de eletrostática, mas não pode ser considerada a única ferramenta utilizada como estratégia de ensino. O papel do professor na condução e mediação deste processo é fundamental para garantir a compreensão destes conteúdos pelos alunos.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Deimling, Cesar Vanderlei
dc.contributor.advisor-co1Valentin, Lucio Geronimo
dc.contributor.referee1Deimling, Cesar Vanderlei
dc.contributor.referee2Alencar, Aretha Barbosa
dc.contributor.referee3Steinmacher, Ana Paula Chaves
dc.contributor.referee4Laczkowski, Ivan Marcelo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Computaçãopt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COCIC_2016_1_01.pdf974,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.