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dc.creatorMânica, Ricardo-
dc.date.accessioned2013-09-12T15:50:19Z-
dc.date.available2013-09-12T15:50:19Z-
dc.date.issued2012-11-29-
dc.identifier.citationMÂNICA, Ricardo. Proposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiar. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/580-
dc.description.abstractIn the 90’s, Brazil opened your market to foreign products and services, for this, It needed an adjustment period, After all, yours industrial parks were obsolete and their productivity is low, if as compared with developed countries in Europe and North America. The companies in Brazil not had structure to compete with imported products that had better quality and competitive price. From this act, many companies in Brazil were bought; others were formed joint venture, fusion occurred between companies and inflows of foreign capital in the country. Micro and small companies (SMC) did not participate in this process; however, need to compete in this scenario. For that, SMC needed to find solutions to remain competitive in the market. On this context basis, this research aims to propose a methodology to improve services in MSC family managed with the assistance of reference models of product and process. Therefore, the methodology used was an exploratory applied research, with qualitative approach through a case study of family’s management micro and small company that sells and does maintenance on generator groups of energy segment. To the development of the methodology used the reference models of Cheng and Melo Filho, Rozenfeld et al., and Baxter. With the application of the methodology was identified what the customer needs, the equipments with satisfactory results and the best conditions of service. Were identified generator group with good performance to peak hour and emergency situations, was development a tool in Access to assist in equipment e service data analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectEmpresas familiares - Administraçãopt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectSmall businesspt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.subjectFamily corporations - Managementpt_BR
dc.subjectElectricitypt_BR
dc.titleProposta de uma metodologia de melhoria de serviço para micro e pequenas empresas: estudo de caso para uma empresa de gestão familiarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom a abertura de mercado nos anos 90, o Brasil precisou enfrentar um período de adaptação. Afinal seus parques industriais estavam obsoletos e sua produtividade baixa, se comparada com países desenvolvidos da Europa e América do Norte. As empresas nacionais não possuíam estrutura para competir com os produtos importados, de melhor qualidade e preço competitivo. Como consequência desta abertura muitas empresas foram compradas, outras formaram joint venture, ocorreram fusões entre as empresas e além da entrada de capital estrangeiro no país. As micro e pequenas empresas (MPEs) não participaram deste processo, no entanto, precisam competir neste cenário. Desta forma as MPEs precisaram procurar soluções para manterem-se competitivas no mercado. Com base neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo propor uma metodologia para melhoria de serviços em MPEs de gestão familiar com o auxílio de modelos de referência de produtos e processos. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa aplicada de cunho exploratório com uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso em uma micro empresa de gestão familiar, do segmento de energia elétrica que comercializa e realiza manutenção de grupos geradores de eletricidade. Para o desenvolvimento da metodologia proposta utilizou-se os modelos de referência de Cheng e Melo Filho, de Rozenfeld et al. e de Baxter. Com a aplicação da metodologia proposta identificou-se as necessidades dos clientes, os equipamentos com resultado satisfatório e as melhores condições de fornecimento do serviço. Foram identificados os grupos geradores com desempenho favorável para a utilização em horário de ponta, e emergências. Foi desenvolvida uma ferramenta por meio do Access para auxiliar na análise dos dados dos equipamentos e serviços.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Braghini Junior, Aldo-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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