Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5742
Título: Aplicação do radar da inovação em uma malharia circular: estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Application of the radar of innovation in a circular knitting: case study
Autor(es): Silveira, Alina Signori
Orientador(es): Galão, Fabiano Palhares
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas
Indústria têxtil
Malhas - Indústria
Small business
Textile industry
Knit goods industry
Data do documento: 9-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: SILVEIRA, Alina Signori. Aplicação do radar da inovação em uma malharia circular: estudo de caso. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2017.
Resumo: O presente estudo aborda a importância que a atividade inovadora representa como fator estratégico, para aumentar a vantagem competitiva das pequenas empresas de malharia circular. Este, busca identificar quais aspectos e dimensões de uma malharia circular podem ser transformados, favorecendo o alcance da vantagem competitiva, utilizando a ferramenta Radar da Inovação. Utilizado como método o estudo de caso único, de natureza aplicada e uma abordagem de métodos mistos, a metodologia foi realizada a partir de observações in loco na empresa estudada e a aplicação do questionário Diagnóstico – Grau de Inovação nas MPE do Projeto de Agentes Locais de Inovação do SEBRAE. Posteriormente, foram realizadas algumas considerações sobre cada uma das dimensões da ferramenta utilizada. Por último, a explicação de como são feitas as avaliações das dimensões para a obtenção do Grau de Inovação e como cada uma dessas dimensões pode ser melhorada.
Abstract: The present study approaches the importance of innovative activity as a strategic factor to increase the competitive advantage of small circular knitting enterprises. It seeks to identify which aspects and dimensions of circular knitting can be transformed, favoring the achievement of competitive advantage, using the Radar tool of Innovation. The methodology used was a single case study of an applied nature and a mixed methods approach. The methodology was based on in situ observations in the company studied and the application of the questionnaire Diagnosis - Degree of Innovation in the MPE of the Project of Local Agents of Innovation of SEBRAE. Subsequently, some considerations were made on each of the dimensions of the tool used. Finally, the explanation of how assessments are made of the dimensions to obtain the Degree of Innovation and how each of these dimensions can be improved.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5742
Aparece nas coleções:AP - Engenharia Têxtil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_COENT_2017_1_01.pdf596,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.