Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamargo, Susan Caroline
dc.date.accessioned2020-11-06T13:36:42Z-
dc.date.available2020-11-06T13:36:42Z-
dc.date.issued2017-11-24
dc.identifier.citationCAMARGO, Susan Caroline. História em quadrinhos do Homem-Formiga: a pedagogia cultural e as representações de ciência. 2017. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5508-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze under the focus of Cultural Studies and Cultural Pedagogy, the articulations on science and scientist found in the Ant-Man comics, pointing out how these materials act as powerful cultural productions in building a scientific knowledge in this context of science of superheroes. In order to enrich the discussions of the analysis stage of the work, it was carried out bibliographical research in previous academic productions both to evaluate how the use of comics has been proposed in science teaching and in chemistry teaching, as to investigate what have been the conceptions of science and especially of scientists presented by students at different levels of education. The analyzed stories were taken from three comic books published in Brazil, which compiled the main stories of Ant-Man since its creation in 1962. For the construction of the corpus and the themes of analysis, the Discourse Analysis methodology was used, which allowed a more accuratereading of the materials from which the discourse excerpts were selected. With the analysis, were found more representations on the figure of the scientist than on the science itself. In these representations, the tereotyped characteristics usually attributed to the scientists by the students remained, which demonstrates a reinforcement that comics as powerful media forms give at the misconceptions about science that are part of the common imaginary. It is desired with this research, to highlight the need for a reflective practice about the scientific representations and pedagogical practices that permeate the comics, since they are also means of communication capable of directing the perceptions of their public in relation to the subjects presented therein, including on what is and for whom is the science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectSuper-heróispt_BR
dc.subjectCultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectComic books, strips, etcpt_BR
dc.subjectSuperheroespt_BR
dc.subjectCulture - Study and teachingpt_BR
dc.titleHistória em quadrinhos do Homem-Formiga: a pedagogia cultural e as representações de ciênciapt_BR
dc.title.alternativeAnt-Man comic: the cultural pedagogy and the representations of sciencept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar sob o enfoque dos Estudos Culturais e da Pedagogia Cultural, as articulações sobre ciência e cientista encontradas nas histórias em quadrinhos do Homem-Formiga, assinalando a maneira como esses materiais atuam como produções culturais potentes na construção de um modo de saber científico nesse contexto de ciência dos super-heróis. A fim de enriquecer as discussões da etapa de análise do trabalho, realizou-se pesquisas bibliográficas em produções acadêmicas anteriores tanto para avaliar como o uso das histórias em quadrinhos vem sendo proposto no ensino de ciências e no ensino de química, como para investigar quais têm sido as concepções de ciência e principalmente de cientista apresentada por alunos em diferentes níveis de ensino. As histórias analisadas, foram retiradas de três revistas em quadrinhos publicadas no Brasil, que reúnem as principais histórias do Homem-Formiga desde sua criação, em 1962. Para a construção do corpus e dos temas de análise, utilizou-se a metodologia da Análise de Discurso, que permitiu uma leitura mais acurada dos materiais de onde foram selecionados os excertos discursivos. Com as análises, encontrou-se mais representações sobre a figura do cientista do que sobre a ciência em si. Nessas representações, em geral permaneceram as características estereotipadas que normalmente são atribuídas aos cientistas pelos alunos, o que demonstra um reforço que as histórias em quadrinhos, enquanto formas de mídia potentes, dão as ideias errôneas sobre ciência que fazem parte do imaginário comum. Almeja-se com essa pesquisa, evidenciar a necessidade de uma prática reflexiva acerca das representações científicas e práticas pedagógicas que permeiam as histórias em quadrinhos, visto que elas também são meios de comunicação capazes de direcionar as percepções de seu público com relação aos assuntos nela tratados, inclusive sobre o que é e para quem é a ciência.pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.contributor.advisor1Rivelini, Angelica Cristina
dc.contributor.referee1Rivelini, Angelica Cristina
dc.contributor.referee2Canesin, Edmilson Antonio
dc.contributor.referee3Suart Júnior, José Bento
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:AP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_COLIQ_2017_2_09.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.