Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBueno Filho, Deusdeditt de Souza-
dc.date.accessioned2020-11-04T16:44:55Z-
dc.date.available2020-11-04T16:44:55Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationBUENO FILHO, Deusdeditt de Souza. Abordagem de conceitos químicos por meio de uma estação de tratamento de água (ETA): uma sequência didática para o ensino da química. 2020. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5457-
dc.description.abstractStudents that join Chemistry graduation, from Instituto Federal do Paraná – Campus Cascavel, when they start their academic life, they have been presented many learning disabilities in chemistry contents due to the existing deficit of basic chemistry concepts. This results into demotivation on their studies and in the non-continuity of their academic education, interrupting, therefore, their professional formation process, what represents a negative consequence regarding to the demand of qualified professionals in this area in the region. Looking for a solution that can minimize this conflict in the teaching-learning process, it was proposed and tested a pedagogic activity, by using an active methodology, based in the significative learning and in the learning based on problems, through a didactic sequence, contextualized with the theme Water Treatment Station. In this didactic sequence, it is approached many basic concepts of chemistry, administered by several activities of laboratory theory and practice. It is expected, in this sense, to enable a better performance of the students about their learning achievement in the curricular component General and Experimental Chemistry, a discipline of its pedagogical plan, which will be an introductory background of basic concepts of chemistry to underpin other specific curricular components of chemistry during their academic life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectLearning disabilitiespt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.titleAbordagem de conceitos químicos por meio de uma estação de tratamento de água (ETA): uma sequência didática para o ensino da químicapt_BR
dc.title.alternativeApproach of chemical concepts through a water treatment station (ETA): a didatic sequence for teaching chemistrypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs alunos ingressantes no curso de graduação de Licenciatura em Química, do Instituto Federal do Paraná – campus de Cascavel, ao iniciarem sua vida acadêmica, têm apresentado muitas dificuldades de aprendizagem nos conteúdos de química em decorrência do déficit existente dos conceitos básicos de química. Isso acaba resultando na desmotivação de seus estudos e na não continuidade de sua formação acadêmica, interrompendo, portanto, seu processo de formação profissional, o que representa uma consequência negativa quanto à demanda de profissionais qualificados nessa área na região. Buscando uma solução que possa minimizar esse conflito no processo ensino - aprendizagem, foi proposta e testada uma atividade pedagógica, utilizando uma metodologia ativa, baseada na aprendizagem significativa e na aprendizagem baseada em problemas, por meio de uma sequência didática, contextualizada com o tema Estação de Tratamento de Água. Nessa sequência didática, abordaram-se vários conceitos básicos de química, administrados por várias atividades teóricas e práticas laboratoriais. O objetivo, nesse sentido, foi o de proporcionar um melhor desempenho na performance dos alunos quanto ao seu aproveitamento de aprendizagem no componente curricular Química Geral e Experimental, uma disciplina curricular do plano pedagógico de seu curso, a qual servirá como um embasamento introdutório de conceitos básicos de química para alicerçar os demais componentes curriculares específicos de química no decorrer de sua vida acadêmica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5456959620564112pt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Oldair Donizeti-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2554-3696pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8436215509083608pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Flores, Éder Lisandro de Moraes-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2017-6316pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947122730060457pt_BR
dc.contributor.referee1Tondo, Daniel Walker-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7121442162301693pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2609515072700660pt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Oldair Donizeti-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2554-3696pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8436215509083608pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programQuímica em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estacaotratamentoaguaquimica.pdf7,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.